Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

RETRATOS

Quem gosta de cinema?

O cinema tem uma magia inexplicável e que leva milhões de pessoas para as telonas todos os dias. Isso no tempo presente, com todos os recursos tecnológicos disponíveis nas casas das famílias. Imagine o cenário na década de 1950, quando não tinha energia elétrica nas residências e as pessoas saiam para um acontecimento: o filme do momento. Dá para supor que o ato de ir ao cinema era um ritual com direito a vestir a melhor roupa, ajeitar o cabelo, lustrar os sapatos.

Hoje a nossa coluna apresenta uma imagem que foi fundamental para que as pessoas acompanhassem o cinema em Paranavaí. Na foto é possível ver a chegada do motor para fornecimento de energia que abasteceria o Cine Paranavaí. A imagem faz parte do acervo do Diário do Noroeste e foi cedida por Alcides Del-Grossi, o homem do cinema na cidade e que fez história exibindo a sétima arte até o início da década de 1990.  

Recorrendo apenas ao que a memória guarda, a última versão do Cine Paranavaí foi no prédio onde hoje está a agência do Sicoob e que antes foi (por muitos anos) a tradicional loja de calçados Peg Calce, da família Spigolon. 

O cinema nos moldes tradicionais permaneceu em Paranavaí até a primeira metade da década de 1990 com o Cine Ouro Branco, onde hoje está instalado o Shopping Premier. Para os amantes da telona, um dado importante: A cidade possui um cinema no Shopping Cidade, o Cine Aston e que exibe os grandes lançamentos do circuito mundial. 

Nota: Se você tem uma foto “daquele tempo”, envie para [email protected]. Faça uma breve descrição com nomes, datas, ocasião etc.

Fonte: Texto: Adão Ribeiro Pesquisa: Vera Longo

Compartilhe: