(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
O cirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, Doutor Christiano Claus
O cirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, Doutor Christiano Claus

SAÚDE

Cirurgias de urgência em hérnias abdominais no SUS caem 16% em ano de pandemia

O número de cirurgias de urgência relacionadas às hérnias da parede abdominal teve uma redução de 16% em ano de pandemia, de acordo com dados divulgados pelo DataSus.
Entre 2020 e 2021 foram feitos 36 mil procedimentos considerados urgentes e, em 2019, antes da pandemia, o número chegou a 43 mil. A redução acompanha o número total de cirurgias de hérnia, que caiu 69%.
O estrangulamento de uma hérnia abdominal caracteriza uma cirurgia de urgência. De acordo com o cirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, doutor. Christiano Claus, a complicação pode levar à morte se não tratada. “Nesse caso o conteúdo herniário – que geralmente é parte do intestino do paciente – fica estrangulado, comprometendo o fluxo sanguíneo e podendo levar a isquemia e gangrena. O paciente apresenta dor intensa e a cirurgia deve ser realizada o mais breve possível”, explica.
Não é possível apontar o exato motivo dessa redução de cirurgias. “Pode ter ocorrido devido à queda no número de complicações apresentadas pelos pacientes ou devido a maior busca por atendimento particular devido a situação da pandemia no país”, afirma o presidente.
O encarceramento é outra complicação das hérnias abdominais. Acontece quando o abaulamento ou ‘bolinha da hérnia’ não desaparece espontaneamente e não pode ser reduzido mesmo diante a manipulação. O vice-presidente da SBH, cirurgião Marcelo Furtado, explica que esse caso nem sempre representa uma emergência. “Apesar de provocar dor não configura necessariamente uma emergência. Se houver encarceramento associado a obstrução do intestino, a cirurgia de emergência está indicada”.

Compartilhe: