Paranavaí aparece em 2º lugar no Brasil no ranking de municípios com os melhores indicadores de qualidade da educação, segundo levantamento divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O município também ocupa a 1ª colocação entre as cidades da Região Sul e do Paraná avaliadas no estudo.
O ranking considera indicadores educacionais que buscam medir não apenas o acesso à educação, mas também a qualidade dos serviços oferecidos pelos municípios. Na avaliação, o pilar Qualidade da Educação integra a dimensão Sociedade e representa 5,1% da composição do Ranking de Competitividade dos Municípios.

Entre os indicadores utilizados estão dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), incluindo o Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o Ideb dos anos finais (6º ao 9º ano), o Ideb do ensino médio e a nota média do Enem, considerando os estudantes que realizaram o exame no município.
Na classificação nacional apresentada pelo levantamento, Paranavaí ficou atrás apenas de Sobral (CE). O município paranaense aparece à frente de cidades como Pato Branco, Apucarana, Maringá, Foz do Iguaçu, Toledo e Londrina.
Para o prefeito Mauricio Gehlen, o resultado reconhece o trabalho realizado na educação municipal e mostra a importância de manter os investimentos na área.
“Esse resultado é motivo de orgulho para Paranavaí. A educação é uma das nossas prioridades e esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Temos profissionais comprometidos e uma rede que vem trabalhando todos os dias para oferecer uma educação cada vez melhor para nossas crianças e jovens”, afirmou o prefeito.
Liderança no Sul
Considerando a Região Sul, Paranavaí ocupa a primeira posição, seguida por Pato Branco (PR) e Apucarana (PR). Na sequência aparecem outros municípios paranaenses e cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
O desempenho coloca Paranavaí entre os municípios de maior destaque nacional nos indicadores utilizados para avaliar a qualidade da educação.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é publicado pelo CLP desde 2020 e, segundo as informações apresentadas no material, esta é a 7ª edição, com 423 municípios avaliados. A pesquisa técnica conta com participação da Gove Digital.
O levantamento também relaciona a qualidade da educação à formação da população e ao desenvolvimento econômico e social dos municípios, considerando o ensino como um dos fatores que contribuem para a formação dos futuros profissionais e para a competitividade local.
(Fonte: Assessoria de comunicação/ Prefeitura de Paranavaí)




