O mês de maio é voltado a alertar a população sobre as doenças que podem levar à cegueira tanto em humanos quanto em bichinhos.
O importante é dizer que essas doenças que atrapalham a visão podem ser evitadas, pois na maioria das vezes elas são decorrentes de problemas oculares que possuem tratamento ou que podem ser prevenidos.
Você confere agora algumas causas e também alertas que seu pet dá quando está começando a ter problemas deste tipo.
O que causa cegueira?
A catarata é uma das causas mais comuns de perda de visão nos bichos. Além dela, outras patologias também podem ocorrer como degenerações de retina, glaucoma ou traumatismos oculares.
A catarata é uma doença oftálmica que deixa o aspecto do olho azulado, fazendo com que o animal perca a visão conforme a doença se desenvolva. A catarata em cães tem fator hereditário e algumas raças são mais predispostas, como o Poodle, Cocker Spaniel, Schnauzer, Labrador e Golden Retriever.
Como identificar o início de doenças oculares?
Quando há a ocorrência de cegueira rápida ou de apenas um dos lados, os animais ficam inseguros, mudam de comportamento, ficam perdidos e trombam nos objetos pelo chão. Quando a cegueira aparece de forma mais gradual, o animal se adapta à condição e acaba decorando a posição dos móveis da casa, o que muitas vezes dá a impressão de que eles enxergam normalmente.
Nestes casos, a dificuldade pode aparecer durante os passeios fora do ambiente conhecido. Os bichinhos apresentam dificuldades de subir degraus, não conseguem distinguir as árvores no caminho ou até mesmo podem travar por insegurança.
Quais os tipos de tratamento e quanto tempo eles duram?
O tratamento consiste na identificação e resolução do problema que causa a diminuição da visão. Por exemplo, no caso da catarata, assim como nos humanos é feita uma cirurgia para a remoção do problema e implante de uma lente intraocular.
Meu pet está completamente cego. O que posso fazer?
O ideal é você consultar seu médico veterinário de confiança. Ele saberá te orientar com mais precisão sobre o que é melhor para seu pet.
Mas, se seu bichinho continuar tendo problemas de visão mesmo após o tratamento adequado, várias medidas são necessárias para a adaptação e uma melhor qualidade de vida do seu melhor amigo. Confira algumas dicas abaixo:
1- Fale com ele antes de tocá-lo, para ele não se assustar;
2- Potinhos de água e ração devem ficar sempre no mesmo lugar;
3- Coloque portões em escadas para evitar que seu pet caia;
4- Avise suas visitas que o seu pet é cego;
5- Móveis devem ficar sempre no mesmo lugar, assim o pet “decora” a posição e não colide com os objetos;
6- É sempre bom retirar qualquer objeto pontiagudo, plantas com galhos e espinhos que estejam na altura dos olhos do animal, pois ele pode se machucar;
7- Não deixe seu pet próximo a piscinas para ele não cair e se afogar;
8- Quando for passear, mantenha a guia mais curta, sempre dê os mesmos comandos e tente fazer o mesmo trajeto até que ele se adapte, assim ele se sentirá mais seguro.
Dessa forma, seu pet pode viver mais e melhor.