(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ELEIÇÕES 2022

“Meu objetivo é ajudar a quem mais precisa”, diz Pó Royal

ADÃO RIBEIRO

adao@diariodonoroeste.com.br

Vereador de Paranavaí afastado por conta de uma investigação envolvendo o decoro parlamentar, Roberto Cauneto Picoreli (Pó Royal), é pré-candidato a deputado federal. Nesta condição ele visitou a redação do Diário do Noroeste na última sexta-feira e falou das suas propostas e também se defendeu.

Sobre as denúncias de ameaça a perseguição a mulheres justifica que não há provas e que se trata da sua vida particular, sem qualquer relação com o mandato. Informou que ingressou na Justiça contra o afastamento de 90 dias. Alega, entre outras coisas, que o período máximo constitucional é de 21 dias.

Ele credita todo o processo que está sofrendo a uma perseguição política, justamente por ter se lançado postulante a uma cadeira na Câmara dos Deputados, o que estaria contrariando interesse do que considera a elite política da cidade. Em tom messiânico, diz que a sua defesa está baseada na justiça divina e na justiça dos homens. Aliás, na justiça humana já recorreu, pedindo o retorno às atividades parlamentares.

Voltando à carreira política do parlamentar, Pó Royal se elegeu vereador mais votado da cidade em 2008 com 2.806 eleitores. Quatro anos depois saltou para 3.580 votos, mais uma vez o primeiro colocado. Depois, partiu para o desafio da candidatura de deputado estadual, atingindo 35.626 votos em 2014 e não se elegeu. Em 2018 viu a votação minguar para 15.116 quando pleiteou novamente a cadeira na Assembleia Legislativa. No ano de 2020 retornou para a Câmara de Paranavaí, agora com 1.611 votos.

Em pré-campanha – Dois anos após ocupar a Câmara de Paranavaí mais uma vez, Pó Royal, após vencer os entraves jurídicos, pretende disputar uma vaga de deputado federal. Ele justifica a sua escolha audaciosa no fato de que as verbas principais estão em Brasília. Lembra que cerca de 70% do dinheiro da Saúde está na capital federal e, por isso, a decisão pelo novo desafio, agora filiado ao União Brasil.

Segundo ele, o campo para trabalhar é amplo, indo de Santo Inácio a Guaíra. Acredita na vitória com cerca de 50 mil votos. (Por se tratar de eleição proporcional, o cálculo é sempre uma estimativa). A sua plataforma é baseada nos setores social e saúde. Pó Royal diz que sua preocupação tem a ver com as origens, já que vive todos os desafios que o pobre passa para sobreviver. Como defende, o pobre quer apenas trabalhar e sustentar a sua família, tendo saúde e serviços de qualidade.

Por isso, o postulante quer a descentralização dos serviços, oferecendo saúde mais perto das casas das pessoas. Ele exalta o trabalho a Santa Casa de Paranavaí, mas avalia que ela precisa de mais recursos. Por outro lado, a região necessita de estruturas de atendimento de menor complexidade, deixando para a Santa Casa o foco na chamada alta complexidade, ou seja, os casos mais delicados de saúde.

Reforçando a mensagem da necessidade de um deputado federal, Pó Royal lembra que cada parlamentar tem R$ 22 milhões em emendas para destinar para a sua região. Além disso, há outras fontes que podem ser buscadas junto aos ministérios.

No setor de infraestrutura, Pó Royal defende a duplicação da BR-376 e o acesso ao Mato Grosso do Sul, via ponte. Na mesma linha, pede obras de melhorias na PR-218, entre Paranavaí e o Distrito de Graciosa. Avalia que se trata de uma via perigosa que poderia ser melhorada. Sem contar a necessidade de trevos de acesso, reduzindo o risco nos retornos.

Por fim, defende que o orçamento seja apresentado diretamente para a População. Nesta perspectiva, caberia ao Poder Executivo fazer a obra e ao Poder Legislativo a fiscalização. Pó Royal é defensor, portanto, do chamado orçamento participativo. “O povo sabe das suas necessidades”, ponderou.

Na visita ao Diário do Noroeste o pré-candidato estava acompanhado do assessor Sérgio Luiz Carlos dos Santos. Entrevista concedida na tarde da última sexta-feira, 27 de maio de 2022.

Pó Royal falou das suas principais bandeiras
O postulante e o assessor Sérgio Luiz Carlos dos Santos
Compartilhe: