REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou duas mortes por dengue no Noroeste do Paraná. Os pacientes eram de Loanda e Nova Londrina, duas cidades em situação de epidemia. Os registros dos óbitos elevam os níveis de preocupação e pedem a intensificação das medidas de prevenção e combate à doença.
O chefe regional da Vigilância em Saúde, Walter Sordi Junior, recomenda a remoção mecânica de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, e a limpeza de terrenos baldios, quintais, fundos de lojas e galerias de água e esgoto.
Outra estratégia importante é o uso das ovitrampas, armadilhas utilizadas para a postura de ovos de mosquitos. O método é sensível e econômico para identificar a presença do vetor, sendo eficiente na detecção precoce de infestações.
Alguns municípios estão aplicando inseticida com o carro fumacê, caso de Porto Rico, Santa Isabel do Ivaí, São Carlos do Ivaí, Paranavaí e Loanda. Ainda aguardam liberação Nova Londrina e Itaúna do Sul.
Doze cidades da região estão em epidemia de dengue: Alto Paraná, Inajá, Loanda, Marilena, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranavaí, Porto Rico, Santa Isabel do Ivaí, São Carlos do Ivaí, São Pedro do Paraná e Terra Rica. Em estado de alerta, Itaúna do Sul e Querência do Norte podem ingressar na lista nos próximos dias.
A classificação é baseada na evolução de casos. Quando os registros extrapolam as médias previstas para determinado período do ano, os municípios entram em estado epidêmico. Em anos anteriores, os cálculos eram feitos a partir da proporção entre o número de casos e a quantidade de habitantes.
De 1º de agosto de 2021 até o dia 21 de maio deste ano, a Sesa confirmou 2.721 casos de dengue nos municípios da 14ª Regional de Saúde. Em todo o Paraná, foram 67.655 resultados positivos e 32 mortes.
Entre as cidades com cenários mais graves estão: Paranavaí, com 662 casos e incidência de 381,5 para cada 100 mil habitantes; Loanda, com 620 confirmações e incidência de 1.395,7; Nova Londrina, com 367 resultados positivos e incidência de 2.200,4; Porto Rico, que contabiliza 270 casos e incidência de 6.481,8; e Santa Isabel do Ivaí, com 269 confirmações e incidência de 1.976,1.