Os desafios no controle do psilídeo, os avanços no manejo do cancro cítrico com ênfase no uso otimizado de cobre e manejo de poda são os temas das palestras que acontecerão nesta quinta-feira, dia 2, dentro da Semana do Noroeste Agro, com o seminário sobre citricultura. A Semana faz parte da programação da 50ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí (ExpoParanavaí 2022), que está acontecendo no Parque Costa e Silva.
As palestras estão sendo realizadas no stand da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB), montado no Parque Costa e Silva. O Seminário começa às 13h30.
O controle do psilídeo e os avanços no manejo do cancro cítrico serão temas da palestra do agrônomo Guilherme Maniezo Rodriguez. Ele é graduado em agronomia pela Unesp, campus de Jaboticabal/SP, tem mestrado em Fitossanidade dos Citros pelo Fundecitrus, e fez MBA na Esalq em Agronegócio. Faz parte da equipe de Transferência de Tecnologia do Fundecitrus.
O tema manejo de podas será discorrido pelo agrônomo Marco Valério Ribeiro. Ele é consultor em citricultura há mais de 30 anos, citricultor de fruta de mesa, participou da implantação da citricultura paranaense, atua nas áreas de implantação de pomares, poda manual e mecânico e manejo e controle de cancro cítrico. Já fez visitas técnicas a Espanha, Estados Unidos (Flórida e Califórnia), China, Vietnã, Tailândia, Cuba, México e África do Sul. É integrante do GConci – Grupo de Consultores em Citros.