Aleksa Marques / Da Redação
A cada passada que o cavalo dá, os longos cabelos loiros balançam com uma leveza inigualável. A maquiagem delineada realça os olhos azuis. As roupas coloridas chamam a atenção pela delicadeza da moça e de seu cavalo, Django Boy. O chapéu, perfeitamente encaixado, se ajusta à silhueta. A força que essa jovem de 31 anos tem arremata a figura de Luana Lazarini, a madrinheira que encantou a todos no rodeio da ExpoParanavaí 2022.
Essa função, para quem não sabe, é a de salva-vidas do rodeio em cavalos. Ao completar os 8 segundos estipulados para a montaria do peão, ela tira o competidor de cima do animal, o coloca em segurança no chão e depois, com muita técnica e força, ela domina o cavalo, tira os apetrechos de cima e o encaminha para os bretes.
Advogada por formação, Luana atua como madrinheira há 9 anos e diz que a profissão a escolheu. “Eu precisava de um trabalho e um moço me ofereceu. Eu tinha medo no início, mas fui participando de rodeios, me aperfeiçoando e vi que eu gostava daquilo. É minha maior paixão”, disse. Ao longo de sua carreira, Lazarini fez diversos cursos de capacitação, se especializou e hoje trabalha com maestria salvando a vida de muitos peões ao redor do Brasil.
Mas nem tudo são flores. Ela relata que sofre muito preconceito pelo fato de ser mulher, principalmente dentro dos rodeios, por parte de quem trabalha no meio. “As mulheres são muito mais cobradas. Temos que ser perfeitas, não podemos errar”, diz.
Em um mundo majoritariamente masculino, a jovem de Jaboticatubas, Minas Gerais, se destaca pela beleza e pela competência. O público de Paranavaí ficava boquiaberto ao ver a agilidade de Luana, que sempre estava ao lado do competidor assim que soava a sirene dos 8 segundos. Uma profissão linda e desafiadora, com um charme que envolve e emociona. A final do rodeio da ExpoParanavaí 2022 aconteceu no dia 01 de junho e no outro dia (02), Luana já estava em Divinópolis, Minas Gerais, na DivinaExpo para mais enfrentar mais desafios.
Ver essa foto no Instagram
Confira entrevista completa feita pela equipe do Diário do Noroeste.