A Câmara dos Deputados vai debater, nesta sexta-feira (3), o uso da linguagem simples pelos órgãos públicos: uma técnica de comunicação para tornar textos e documentos mais fáceis de serem lidos e compreendidos pelos cidadãos. O encontro é promovido pelo Laboratório Hacker da Casa e será transmitido pelo canal do LabHacker no YouTube, a partir das 10h30. Os interessados podem enviar dúvidas ou comentários pelo chat. Os vídeos ficam gravados no canal.
Participam do debate a jornalista Heloisa Fischer, pesquisadora e professora de linguagem simples, autora do livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania” e co-fundadora do Núcleo Gestor da Rede Linguagem Simples Brasil; e Isabel Ferreira Lima, coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (Iris). O trabalho do Laboratório deu origem, no fim do ano passado, ao “Guia Iris de Simplificação: linguagem simples e direito visual”, que está sendo utilizado por servidores de todo o país.
Plenário Fácil – Para facilitar a compreensão dos cidadãos sobre as votações no Plenário da Câmara, a instituição desenvolveu seu primeiro projeto com aplicação das técnicas da linguagem simples. Chamado de “Plenário Fácil”, o projeto, que está pronto para ser implementado, contou com a participação de vários profissionais, entre eles, a especialista Heloisa Fischer.
Além disso, a Câmara analisa o Projeto de Lei 6256/19, que cria a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta. O PL foi aprovado recentemente na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.