(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

LEGISLATIVO

Câmara debate nesta sexta uso da linguagem simples no serviço público

A Câmara dos Deputados vai debater, nesta sexta-feira (3), o uso da linguagem simples pelos órgãos públicos: uma técnica de comunicação para tornar textos e documentos mais fáceis de serem lidos e compreendidos pelos cidadãos. O encontro é promovido pelo Laboratório Hacker da Casa e será transmitido pelo canal do LabHacker no YouTube, a partir das 10h30. Os interessados podem enviar dúvidas ou comentários pelo chat. Os vídeos ficam gravados no canal.

Participam do debate a jornalista Heloisa Fischer, pesquisadora e professora de linguagem simples, autora do livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania” e co-fundadora do Núcleo Gestor da Rede Linguagem Simples Brasil; e Isabel Ferreira Lima, coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (Iris). O trabalho do Laboratório deu origem, no fim do ano passado, ao “Guia Iris de Simplificação: linguagem simples e direito visual”, que está sendo utilizado por servidores de todo o país.

Plenário Fácil Para facilitar a compreensão dos cidadãos sobre as votações no Plenário da Câmara, a instituição desenvolveu seu primeiro projeto com aplicação das técnicas da linguagem simples. Chamado de “Plenário Fácil”, o projeto, que está pronto para ser implementado, contou com a participação de vários profissionais, entre eles, a especialista Heloisa Fischer.

Além disso, a Câmara analisa o Projeto de Lei 6256/19, que cria a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta. O PL foi aprovado recentemente na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Compartilhe: