Áquila da Silva Inácio, aluno do 1º ano do Colégio Estadual de Paranavaí do curso técnico de desenvolvimento de sistemas, ficou entre os 100 estudantes selecionados para o intercâmbio da segunda edição do programa Ganhando o Mundo, que será para a Nova Zelândia.
Além dele, outros alunos da região também conseguiram uma vaga neste programa. Confira a lista completa aqui.
Kayky Silva de Carvalho, de Inajá, da Escola Rio Branco;
Julia Costa Silva, da Escola Rainha da Paz, de Alto Paraná;
Crystian Gabriel Lima Jandre, da Escola Lysimaco F. da Costa, de Paranapoema;
Heloisy Michaely Gordo de Amorim, da Escola São Vicente De Paula, de Nova Esperança;
Maria Juliana de Oliveira Ribeiro, de Terra Rica, da Escola James P. Clark;
Heloysa Fernandes Soares, da Escola Romario Martins, da Cidade de Cruzeiro do Sul;
Emanuelly Vitória Stefano da Silva, de Paranacity, da Escola Antônio Tortato;
Gabriel Amaral Druzian, de Paraíso do Norte, da Escola Paraíso do Norte;
Iara Souza Santos, de São Carlos do Ivaí, Também da Escola São Carlos do Ivaí;
Paula Barbão Camatari, da Escola Carlos Gomes, de São João do Cauiá;
Guilherme Marchon De Brito, Humberto A. C. Branco é a Escola, na Cidade de Guairaça;
Manoela Ferreira De Oliveira, de Mirador, da Escola Pedro V. P. de Souza;
Nícolas dos Santos Furlaneti, de Amaporã, da Escola Olavo Bilac;
Jhonatan Henrique Baraldi Silva, de Tamboara, da Escola Duilio T Beltrão.
O programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, tem o propósito de oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no exterior, hospedados com uma família local, praticando a língua inglesa, desenvolvendo a autonomia e ampliando os repertórios culturais e acadêmicos. Ao retornar ao Brasil, o aluno tem a missão de compartilhar com colegas e professores todo o aprendizado vivido.
PROCESSO SELETIVO
A primeira etapa de seleção consistiu na análise dos requisitos obrigatórios para a participação: estar regularmente matriculado na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil (novembro de 2022), ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da Base Nacional Comum Curricular.
Na segunda etapa, foi feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes. Em cada município paranaense, foi selecionado o aluno com a maior nota no ano passado (soma das médias anuais de todas as disciplinas da BNCC). Dessa forma, um estudante de cada município passou para a terceira e última etapa do processo seletivo. Na etapa final, foram selecionados os 100 primeiros colocados.
Atualmente, há 100 estudantes da rede estadual no Canadá. Eles chegaram ao país em fevereiro e devem concluir o semestre de estudos nas escolas canadenses e retornar ao Brasil no fim de junho.
Diário do Noroeste com AEN