O temporizador da alguns semáforos é alvo de questionamento dos motoristas, em Paranavaí. De acordo com o vereador Valmir Trossini, é o caso do aparelho instalado na Rua Marechal Cândido Rondon, esquina com Getúlio Vargas, no centro comercial, e no cruzamento da Avenida Martin Luther King com a Rua Amador Aguiar, na Vila Operária.
O secretário da Diretoria de Trânsito, Jeferson Luiz Cattelan, esteve na Câmara, nesta semana e respondeu a perguntas do parlamentar sobre essa situação.
A Prefeitura Municipal está com projeto de compra de um software para disciplinar os tempos dos semáforos, informou o secretário. Ele reconheceu que a temporização é um problema que precisa ser resolvida e o software vai ajudar no gerenciamento da sincronização semafórica.
Avenida Heitor Furtado – A Prefeitura de Paranavaí aplicou faixa continua em toda a extensão da Avenida Heitor Furtado e Jeferson Cattelan afirma: não é permitido transpor a avenida sobre essas faixas. Conversão ou retorno só são permitidos onde há redondos ou semáforos.
O secretário diz que a Heitor Furtado é a avenida de Paranavaí com o maior número de acidentes. Dessa forma, sem a conscientização dos condutores, não descarta a instalação de radares.
Quebra-molas – Cattelan foi indagado pelos vereadores sobre instalação de redutores de velocidade, os chamados quebra-molas. Disse ter muitos pedidos, explicando que a colocação desses dispositivos leva em conta critérios técnicos rigorosos. Em Paranavaí, há hoje mais de 400 redutores instalados.
Ele reconheceu que alguns quebra-molas precisam de ajustes, se adequando às normas, ou mesmo sofrendo recuo (mudança de lugar).
O vereador Trossini pede o recuo de três quebra-molas na Avenida Rio Grande do Norte (no cruzamento com as Ruas Pará, Paraíba e Amapá), já que os redutores estão após os cruzamentos.
(Assessoria Vereador)