Profissionais de Alto Paraná, Amaporã, Nova Aliança do Ivaí e Querência do Norte participam, nesta quarta-feira (18), de um treinamento sobre testagem rápida. A capacitação é voltada para equipes de enfermagem da rede pública de saúde e inclui conteúdos teóricos e práticos. É uma realização do Governo do Estado, através da 14ª Regional de Saúde.
Responsável por ministrar o treinamento, a técnica da Vigilância Epidemiológica Maria da Penha Francisco explicou que os testes rápidos agilizam o diagnóstico, permitindo a realização de tratamento eficiente. Em aproximadamente 30 minutos, é possível saber se os pacientes tiveram ou não contato com os vírus que causam sífilis e hepatites B e C e fazer a identificação sorológica do HIV.
As turmas contam com número reduzido de pessoas, medida para evitar aglomerações. Nesta quarta-feira, o treinamento reunirá 12 participantes. As capacitações tiveram início em julho e se estendem até 27 de agosto.
A técnica da Vigilância Epidemiológica destaca que todos os municípios do Noroeste do Estado oferecem testagens rápidas em pelo menos uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Quando há necessidade, os pacientes são encaminhados para acompanhamento e tratamento. Todos os procedimentos são gratuitos e disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). (Reinaldo Silva)