Com 15 regiões turísticas cadastradas e reconhecidas, e com 210 cidades no novo Mapa do Turismo Brasileiro, o Paraná voltou a figurar como um dos estados mais procurados no Sul do País para visitação. E para fortalecer o setor, a Secretaria Estadual de Turismo vem realizando uma série de encontros para discutir estratégias para o fortalecimento.
Para ficar por dentro dos programas e se qualificar ainda mais, o secretário municipal de Turismo de Porto Rico, Murilo Gois, esteve durante a última quarta-feira (7), em Maringá, participando do 1º Encontro das novas regiões turísticas do Paraná.
“É a busca pela regionalização do turismo, para que possamos cada vez mais expandir, divulgar, e atrair mais visitantes, como também conseguirmos recursos para os municípios investirem no turismo e infraestrutura através da força da regionalização,” destacou o secretário Gois.
Com adesão do Paraná no Mapa Turístico do Brasil, o Estado agora possui 52% dos 399 municípios dentro do radar nacional, entre eles, Porto Rico, que vem a cada ano ganhando mais destaque paranaense.
O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região.
Segundo o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, a atividade turística vem se destacando, nos últimos anos, no crescimento e desenvolvimento da economia regional. “A Paraná Turismo entende como importantíssima a regionalização do turismo e por isso sensibilizou e incentivou os municípios através das IGRs, transformando-os em atores turísticos e fortalecendo o turismo regional do Estado”, disse.
A ação vem ao encontro com a política de retomada do turismo do Governo do Estado. Os encontros visam o fortalecimento da regionalização do turismo, além de tirar dúvidas e orientar os gestores regionais quanto ao processo de submissão das informações no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMapa).