REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A lista de vagas de emprego no comércio de Paranavaí cresceu. Ontem (8), a Agência do Trabalhador tinha 52 cadastros, a maioria para vendedor externo (25). A título de comparação: no dia 7 de fevereiro deste ano, o setor acumulava 28 oportunidades de colocação no mercado de trabalho.
Para a gerente da Agência do Trabalhador, Elen Della Pria Kumatsu, a oferta de empregos reforça a tendência de crescimento econômico. Ela cita o saldo positivo do mês de abril, quando Paranavaí criou 209 postos de trabalho com carteira assinada – foram 976 admissões e 767 desligamentos.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados segunda-feira (6) e mostram que durante o primeiro quadrimestre de 2022 Paranavaí teve mais contratações do que demissões. “O mercado está aquecido”, avaliou a gerente da Agência do Trabalhador.
Parte dessa recuperação se deve ao enfraquecimento da pandemia de Covid-19, que ao longo de 2020 e 2021 freou a economia e afetou a geração de empregos não somente em Paranavaí, mas também nas esferas estadual e nacional.
Considerando os municípios paranaenses com melhores resultados em abril deste ano, Paranavaí aparece na 13ª colocação, à frente de cidades consideradas polos regionais, por exemplo, Campo Mourão, Cianorte, Guarapuava e Umuarama. O desempenho do mês superou até mesmo o de Londrina.
Comércio – Em recente entrevista ao Diário do Noroeste, o gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli, destacou que as perspectivas para o comércio são animadoras. A recente comemoração do Dia das Mães, em maio, e a chegada da temporada de frio impulsionaram as vendas. O Dia dos Namorados, neste domingo (12), também promete aquecer o setor.
Vagas de emprego – Ontem, a Agência do Trabalhador de Paranavaí fechou o expediente com 135 oportunidades de emprego. Além das 52 vagas no comércio, havia 47 na indústria, 17 na construção civil, 17 no setor de serviços e duas na agricultura e pecuária.
Interessados em se candidatar a um dos cargos oferecidos pelas empresas devem enviar o currículo profissional à Agência do Trabalhador e programar o atendimento pessoal.
O agendamento deve ser feito de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, pela internet (www.agenciadotrabalhadorparanavai.wordpress.com), com disponibilidade de horário indeterminada, ou seja, até que todos sejam preenchidos.
Durante o atendimento, é necessário apresentar Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade (RG) e CPF.
Capacitação – Elen Della Pria Kumatsu chama a atenção para a importância da qualificação profissional e lamenta a falta de interesse nos cursos gratuitos oferecidos pela Administração Municipal. Cita o caso da capacitação para aplicação de revestimento cerâmico, que começou segunda-feira (6), com 16 vagas, mas apenas 10 foram preenchidas.
“Estamos dando oportunidades. Cursos que custariam R$ 1.500, R$ 2.000 são gratuitos”, diz a gerente da Agência do Trabalhador. Por meio de processo licitatório, a Prefeitura de Paranavaí contrata instituições que oferecem qualificação profissional. Novos editais devem ser abertos para ampliar as áreas de formação dos trabalhadores.
Para quem não tem experiência com a função almejada, a dica é focar nas potencialidades pessoais e ter comprometimento. E sempre que houver a oportunidade de aprimorar os conhecimentos, aproveitá-la.