O secretário de Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, (Coronel Marinho), durante reunião com o prefeito Álvaro de Freitas Netto (Arapongas) e vereadores de Porto Rico, anunciou o reforço em equipamentos para o policiamento durante os finais de semana, feriados e Operação Verão 2021/2022. Trata-se de três motos aquáticas e mais duas embarcações que serão utilizadas no trabalho de segurança pública dos moradores e veranistas.
“Cumprimos o objetivo da missão aqui, que foi tratar de temas que envolvem a parte de veraneio, que é um problema objetivo de Porto Rico, e também fazer a articulação com todos os municípios. Foi uma reunião de altíssimo resultado positivo, e teremos desdobramentos de tudo que foi tratado aqui sobre a área de segurança pública”, afirmou Coronel Marinho.
O trabalho de segurança deve ser iniciado no próximo feriadão de 7 Setembro, quando é comemorado a Independência do Brasil, que este ano cai em uma terça-feira. A expectativa é de que com o avanço da imunização contra o covid-19, todas as cidades que compõem a Costa Noroeste, o que inclui Porto Rico e São Pedro do Paraná, recebam um grande número de visitantes.
“Foi a primeira vez na história da cidade que um secretário de Segurança Pública do Paraná vem pessoalmente ouvir nossas demandas. Nesta temporada teremos um reforço substancial no policiamento o que deve dar mais segurança a nossa população e turistas”, frisou o prefeito Arapongas.
De acordo com o Coronel Marinho, o policiamento será intensificado já nos próximos finais de semana e em todos os feriados prolongados, entre eles; o de 12 de Outubro (Padroeira do Brasil), 2 de Novembro (Finados), ambos também caem em uma terça-feira e 15 de Novembro (Proclamação da República), que cai este ano em uma segunda-feira. A Operação Verão 2021/2022 deve começar oficialmente no fim da primeira quinzena de dezembro.
O comando da Polícia Militar também percorreu alguns pontos da cidade de Porto Rico, mapeando locais indicados como “críticos”, onde o policiamento será intensificado. Coronel Marinho destacou que o policiamento será feito por policias militares (Bombeiros, PMs e Força Verde), Policias Civis e agentes do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná). Na foto, o prefeito Arapongas, com o secretário Coronel Marinho e o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, que também participou da reunião de trabalho.