Aleksa Marques
Da Redação
Você sabia que o Brasil foi considerado o país com mais animais de estimação? Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), esse total chega a 139,3 milhões de bichinhos, dentre eles, cães, gatos, peixes e tantos outros.
Com a população de habitantes caminhando para 213 milhões, dá para imaginar que quase todo mundo tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha. E a pandemia intensificou ainda mais essa relação animal e tutor. Afinal, eles são chamados de “filhos” por muitos de seus donos.
Por isso, é importante enfatizar que eles também precisam de cuidados diferentes. Como consultas médicas regulares, check-ups veterinários e locais especializados em recebê-los: os “Pet Friendly” ou “locais amigos dos animais”.
Há quem diga que o termo tenha surgido na Itália, mais precisamente em Nápoles, em uma sorveteria que ficava próxima a um museu canino. Isso fazia com que os clientes estivessem com seus cães e pediam a liberação para entrar e se divertir com os bichos de estimação.
Eram tantos pedidos para entrar na sorveteria com os bichinhos que, em 2014, os donos decidiram oficializar a característica. Aproveitando os clientes caninos, os donos criaram sorvetes para os amiguinhos de quatro patas. A ideia fez sucesso em todo o mundo e se espalhou rapidamente por todos os setores: hoteis, bares, restaurantes e até shoppings.
Paranavaí – A população de Paranavaí também pode contar com lugares que recebem os pets com tranquilidade e aconchego. Segundo os órgãos oficiais da cidade, não há nenhum estabelecimento comprovadamente pet friendly, apesar de haver locais que já aceitam a entrada dos bichinhos sem problema algum.
Confira regras básicas para ter um estabelecimento pet friendly
Foi-se o tempo em que os animais de estimação eram criados apenas no fundo de casa. É muito comum encontrar tutores que veem os bichinhos como filhos e cuidam muito bem deles. Se você já recebeu olhares de desprezo quando entrou em algum local com seu pet ou então pediram para você segurar ele no colo o tempo todo para não incomodar os outros clientes, saiba que isso será evitado nos locais Pet Friendly.
Mas não é só ser gentil e abrir as portas para nossos amiguinhos. Alguns quesitos são necessários para atender as necessidades dos bichos de estimação.
Confira:
– O local precisa oferecer potes com água;
– Ter colchonetes para os animais descansarem é sempre bem-vindo;
– cardápio exclusivos para pets são necessários em locais do ramo alimentício;
– Suportes para prender as coleiras para os donos ficarem mais tranquilos;
– Veja se há sacos descartáveis disponíveis para recolher dejetos;
– Conte com cobertura para sol e chuva para manter seu pet protegido;
– Confira se as regras da vigilância sanitária estão sendo cumpridas..
Em geral, varandas e calçadas são permitidas tanto para restaurantes quanto para padarias, cafés e bares. De todo modo, é válido conferir a legislação e se informar.