Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Cida Gonçalves: “As pessoas que têm possibilidade procurem o Hemonúcleo e façam doação” Foto: Arquivo DN

JUNHO VERMELHO

Vereadora de Paranavaí ressalta importância da doação de sangue e cita redução no estoque do Hemonúcleo

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Com um exemplar do Diário do Noroeste em mãos, a vereadora Professora Cida Gonçalves chamou a atenção para um tema crucial: a doação de sangue. Destacando a campanha “Junho Vermelho”, ela citou a manchete da edição de 16 e 17 de junho, “Hemonúcleo de Paranavaí registra queda nas doações de sangue e pede ajuda dos voluntários”.

Foi durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na segunda-feira (20). Em seu pronunciamento, a parlamentar contou que há um mês visitou o Hemonúcleo Regional de Paranavaí, ocasião em que os estoques estavam regulares. Então, o chefe Lucas de Oliveira informou que nunca tinham enfrentado problema de falta de sangue.

A situação mudou recentemente, com a chegada do frio mais intenso. Fazendo referência à matéria do DN, Cida Gonçalves enfatizou que as baixas temperaturas contribuíram para a queda de 30% no fluxo de coletas.

A retomada das cirurgias eletivas aumentou a demanda por bolsas de sangue nos hospitais. Os procedimentos tinham sido suspensos no período mais crítico da pandemia de Covid-19, medida tomada para ampliar a oferta de leitos destinados aos pacientes com manifestações moderadas e graves da doença.

Também tem impacto direto a elevação no número de acidentes de trânsito, comum durante o outono e o inverno. Nesta época, as condições do tempo favorecem a formação de neblina, que atrapalha a visão dos condutores de veículos, com riscos de colisões e atropelamentos.

Na sessão de segunda-feira, Cida Gonçalves explicou que o Hemonúcleo é um órgão do Governo do Estado, ligado ao Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná). Em nível regional, é responsável pela coleta de sangue dos voluntários e pela distribuição de bolsas para os hospitais, atendendo principalmente a Santa Casa de Paranavaí, mas também toda a rede estadual.

A vereadora fez um apelo: “As pessoas que têm possibilidade, que procurem esse espaço, o Hemonúcleo, e façam doação. Muitas vezes podem ser nossos familiares necessitando de doação de sangue para sua sobrevivência”.

Requisitos – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade – menores, só com autorização de um responsável legal e idosos devem ter feito a primeira doação antes dos 60. É necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e estar alimentado, evitando refeições gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação.

São condições impeditivas: resfriado (aguardar até sete dias após o fim dos sintomas), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e infecções sexualmente transmissíveis.

Homens podem doar de dois em dois meses, sendo no máximo quatro vezes ao ano. Mulheres, a cada três meses, também com três doações anuais. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue. Em cada coleta, o volume de coleta pode chegar a 450 mililitros.

Serviço – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.490, próximo à Santa Casa. Os telefones para contato são (44) 3421-3588 e 3421-3596. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 14h30, com exceção de quarta-feira, quando o expediente é exclusivamente pela manhã.

Compartilhe: