REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Com um exemplar do Diário do Noroeste em mãos, a vereadora Professora Cida Gonçalves chamou a atenção para um tema crucial: a doação de sangue. Destacando a campanha “Junho Vermelho”, ela citou a manchete da edição de 16 e 17 de junho, “Hemonúcleo de Paranavaí registra queda nas doações de sangue e pede ajuda dos voluntários”.
Foi durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na segunda-feira (20). Em seu pronunciamento, a parlamentar contou que há um mês visitou o Hemonúcleo Regional de Paranavaí, ocasião em que os estoques estavam regulares. Então, o chefe Lucas de Oliveira informou que nunca tinham enfrentado problema de falta de sangue.
A situação mudou recentemente, com a chegada do frio mais intenso. Fazendo referência à matéria do DN, Cida Gonçalves enfatizou que as baixas temperaturas contribuíram para a queda de 30% no fluxo de coletas.
A retomada das cirurgias eletivas aumentou a demanda por bolsas de sangue nos hospitais. Os procedimentos tinham sido suspensos no período mais crítico da pandemia de Covid-19, medida tomada para ampliar a oferta de leitos destinados aos pacientes com manifestações moderadas e graves da doença.
Também tem impacto direto a elevação no número de acidentes de trânsito, comum durante o outono e o inverno. Nesta época, as condições do tempo favorecem a formação de neblina, que atrapalha a visão dos condutores de veículos, com riscos de colisões e atropelamentos.
Na sessão de segunda-feira, Cida Gonçalves explicou que o Hemonúcleo é um órgão do Governo do Estado, ligado ao Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná). Em nível regional, é responsável pela coleta de sangue dos voluntários e pela distribuição de bolsas para os hospitais, atendendo principalmente a Santa Casa de Paranavaí, mas também toda a rede estadual.
A vereadora fez um apelo: “As pessoas que têm possibilidade, que procurem esse espaço, o Hemonúcleo, e façam doação. Muitas vezes podem ser nossos familiares necessitando de doação de sangue para sua sobrevivência”.
Requisitos – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade – menores, só com autorização de um responsável legal e idosos devem ter feito a primeira doação antes dos 60. É necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e estar alimentado, evitando refeições gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação.
São condições impeditivas: resfriado (aguardar até sete dias após o fim dos sintomas), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e infecções sexualmente transmissíveis.
Homens podem doar de dois em dois meses, sendo no máximo quatro vezes ao ano. Mulheres, a cada três meses, também com três doações anuais. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue. Em cada coleta, o volume de coleta pode chegar a 450 mililitros.
Serviço – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.490, próximo à Santa Casa. Os telefones para contato são (44) 3421-3588 e 3421-3596. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 14h30, com exceção de quarta-feira, quando o expediente é exclusivamente pela manhã.