Deixar o carro na garagem é a forma mais óbvia de economizar combustível, certo? Mas se precisamos dele para trabalhar e passear, como minimizar os gastos? Separamos 5 mitos e verdades das dicas para economizar combustível. Confira:
1- A melhor velocidade para dirigir sem gastar muito é 90 km/h: mito ou verdade?
MITO
De acordo com o grupo de automobilismo RAC, não existe uma velocidade de condução ideal.
O mito de que 90 km/h seria o ponto ideal surgiu em antigos testes, em que o uso de gasolina era testado por carros a 90 e a 120 km/h dentro da cidade.
No entanto, dependendo do tamanho e tipo de automóvel, a velocidade mais eficiente e fica entre 72 e 80 km/h.
2- Ar-condicionado gasta mais combustível: mito ou verdade?
VERDADE
Se você já passou calor em um dia de verão para deixar o ar desligado e economizar combustível, fez certo. Isso por que é necessária energia extra para condensar e gelar o ar dentro do carro. De acordo com a associação britânica de automóveis AA, o consumo de combustível pode aumentar em até 10% com o ar ligado.
Abrir as janelas pode ser melhor, mas isso cria um problema diferente: a resistência aerodinâmica e o motor precisa trabalhar mais para compensar a resistência.
Mas então, como não morrer de calor?
Se tiver que escolher entre ar-condicionado e as janelas abertas, a melhor opção depende da sua velocidade. O ar-condicionado é provavelmente é melhor acima de 80 km/h, porque quanto mais rápido você dirige, maior é a resistência causada pelas janelas abertas.
3) Dirigir em ponto morto economiza combustível: mito ou verdade?
A associação britânica de automóveis não recomenda que os motoristas dirijam em ponto morto. Isso pode danificar as peças e deixar a visita a oficina mais cara.
Além disso, é improvável que essa prática economize gasolina, uma vez que você precisa ligar o carro e movimentá-lo para que pegue velocidade. Então é mito e pode danificar seu carro. Cuidado.
4- Controle de cruzeiro economiza combustível: mito ou verdade?
MITO
O controle de cruzeiro é um dispositivo que mantém o carro em velocidade constante sem precisar usar o pedal do acelerador, fazendo assim com que o carro não acelere ou freie bruscamente.
Mas ele só seria perfeitamente útil em estradas planas e lisas. Mas, sabemos que as estradas não são assim. Como o controle de cruzeiro não consegue enxergar, ele gasta mais tempo usando energia, aumentando o consumo de combustível.
5- Pneu calibrado errado aumenta o consumo: mito ou verdade?
VERDADE
Pneus com a pressão baixa provocam um aumento no consumo do combustível, sim. O conselho é sempre verificar as pressões com frequência, especialmente antes de uma longa viagem.
A pressão correta você pode conferir no manual do seu carro. No entanto, qualquer peso extra provocará um consumo adicional de combustível — portanto, deixe de fora qualquer coisa que você não precise.
Com informações do site BBC Brasil