DIEGO IWATA LIMA E MARCEL RIZZO
DA UOL/FOLHAPRESS
O Palmeiras viaja ao Paraguai para enfrentar o Cerro Porteño, nesta quarta-feira (29), às 19h15 (de Brasília), no estádio General Pablo Rojas, em Assunção, em jogo de ida pelas oitavas da Copa Libertadores. Ao contrário do adversário, o elenco palmeirense inscrito nas oitavas será o mesmo da fase de grupos.
Assim como o Palmeiras, o Cerro Porteño, rival alviverde na luta pela vaga nas quartas de Libertadores, fez duas contratações desde o término da fase de grupos da competição. Mas, diferentemente do time paulista, os paraguaios poderão escalar os atacantes Federico Pachi Carrizo e Braian Samudio no confronto. Já Miguel Merentiel e Flaco López, os reforços palmeirenses, vão assistir à eliminatória pela TV.
Por determinação da Fifa, a CBF estipula, anualmente, duas janelas de transferências para o futebol brasileiro. A primeira, longa, foi de 1º de fevereiro a 25 de abril. A segunda, que ainda está fechada, teve duração definida para acontecer entre 18 de julho e 15 de agosto. Ou seja, sem tempo para os clubes brasileiros fazerem inscrições para as oitavas do torneio sul-americano.
As datas das janelas foram definidas em novembro de 2021 pela CBF e Fifa. Já as datas das oitavas da Libertadores foram definidas pela Confederação Sul-Americana (Conmebol) três meses antes, em agosto.
Quando a CBF decidiu e divulgou os prazos da janela nacional, portanto, as datas das oitavas da Libertadores já eram conhecidas. Desde o início das tratativas para definição da data, a confederação e os clubes brasileiros não se atentaram ao fato de que isso significaria uma desvantagem aos rivais do continente.
A reportagem apurou que a mudança da data da janela atualmente fechada, aliás, foi uma demanda dos clubes brasileiros, que queriam que seu fechamento se aproximasse da data final para inscrição no Brasileiro. O regulamento do Nacional permite inscrições até 26 de agosto. E com a janela fechando no fim de julho, como era antes, havia um grande hiato entre os dois prazos finais, o que era visto como um dificultador nas negociações.
Vale frisar, no entanto, que a data anterior da janela, entre 1º e 30 de julho, também já não permitiria aos clubes do Brasil inscrever jogadores para as oitavas da Libertadores. Além do Brasil, apenas o futebol venezuelano, que não tem nenhum time nas oitavas da Libertadores, também tem a janela de transferências fechadas no momento.
Provável escalação do técnico Abel Ferreira: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga (Gabriel Veron); Dudu, Gustavo Scarpa e Rony.