CARLOS FERREIRA
DA FOLHAPRESS
A Air New Zealand vai instalar cápsulas em alguns de seus Boeing 787 Dreamliners, que oferecerão aos passageiros da classe econômica a opção de desfrutar de uma experiência de dormir em uma cama plana, durante voo, pela primeira vez.
O projeto Skynest foi revelado pela primeira vez em 2020, alguns meses antes da pandemia. Eis que o plano avançou e, quando a transportadora de bandeira neozelandesa receber os novos 787-9 Dreamliners, em 2024, eles virão equipados com o primeiro Skynest do mundo.
As cápsulas ficarão na parte de trás da cabine econômica, com três beliches de cada lado de uma entrada central. Com apenas seis cápsulas, a experiência não será uma opção para muitos passageiros, que certamente terão de pagar algum dinheiro a mais para usufruir do serviço. O valor não foi anunciado.
“Queríamos oferecer aos nossos clientes da econômica uma opção e foi assim que a Skynest nasceu. Vai ser um verdadeiro divisor de águas para a experiência de viagem”, disse o executivo-chefe da Air New Zealand, Greg Foran.
Além da novidade, os novos Dreamliners continuarão a apresentar o popular Skycouch da Air New Zealand, que estende um banco de três assentos da econômica para transformá-los em uma cama ou espaço de convivência personalizável, indicado para famílias com crianças, por exemplo. Há também novos assentos com espaço extra para as pernas e uma cabine Premium Economy.
Na Executiva Para passageiros com um orçamento maior, a companhia aérea também revelou um novo e melhorado assento Business Premier, bem como seu assento Business Premier Luxe, que oferece um pouco mais de espaço, uma porta deslizante de privacidade e espaço para dois passageiros jantarem juntos.
A Business Premier Luxe terá de quatro a oito assentos por voo, a Business Premier terá entre 22 e 42 assentos, a Premium Economy terá entre 33 ou 52 assentos e a seção Econômica terá de 125 ou 213 assentos. As novas cabines aparecerão pela primeira vez em 2024 nas entregas dos novos Boeing 787 Dreamliner, mas também serão adaptadas à frota Dreamliner existente da Air New Zealand com o passar do tempo.
O Skynest não será instalado em todos os Dreamliners, mas contará apenas com aeronaves configuradas para operar os voos mais longos da Air New Zealand.
A companhia aérea revelou poucos detalhes sobre os assentos e as cabines, mas a diretora de clientes Leanne Geraghty diz que são inspiradas na singularidade. A sustentabilidade, diz a executiva, estará no centro dos novos designs, incluindo a decisão de usar tecido moderno, em vez de couro, para economizar cerca de um quilo por assento Business ou Premium Economy.