As universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP) estão com 940 vagas para o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é contribuir para a formação de professores de escolas da rede pública, por meio de cursos de licenciatura correspondentes às áreas em que atuam. As aulas terão início em 2023.
A UEL oferta 320 vagas para os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática, Música, Pedagogia e Química. A UEM soma 260 vagas para licenciaturas em História, Música e Pedagogia. A Unioeste tem 200 vagas distribuídas entre os cursos de Letras e Pedagogia, em Cascavel e Foz do Iguaçu. Já a UENP oferta 160 oportunidades para os cursos de Ciências Biológicas, em Bandeirantes, e de Letras Português-Inglês, Matemática e Pedagogia, em Jacarezinho.
O programa contempla duas possibilidades de formação: como 2ª licenciatura, para professores que atuam fora da área de formação; e como formação pedagógica, para bacharéis e tecnólogos sem grau de licenciatura, que atuam em cursos profissionalizantes de escolas públicas.
Segundo o Edital Capes nº 08/2022, são 12 mil vagas para os anos de 2022 e 2023 em todo o País. Os cadastros e as pré-inscrições devem ser efetivados na Plataforma Capes de Educação Básica. Na sequência, os perfis dos professores serão confirmados pelas respectivas secretarias municipais de Educação, responsáveis também pela validação das pré-inscrições dos docentes.