(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

DEBATE

Oito práticas para reduzir custos com telecom na sua empresa

Com a chegada da pandemia, o uso de serviços de telecom, como internet e telefonia, teve um aumento considerável nas empresas. Afinal, para manter suas operações, a maioria teve que iniciar ou acelerar o processo de transformação digital, investindo em soluções de TI, trabalho remoto e canais digitais.

O mercado de telecom no Brasil tem crescido consideravelmente. Segundo uma pesquisa realizada pelo IDC Predictions Brazil (IDC), a expectativa é que o segmento cresça 8,2% em relação ao ano passado. Os avanços dos dados móveis e os impactos que a nova tecnologia 5G trarão são alguns dos motivos apontados pelos especialistas para essa alta.

Apesar da expansão positiva para o mercado, o atual cenário vem revelando que a inflação poderá trazer impactos negativos aos clientes de telecom, pois a tendência é que as operadoras aumentem suas tarifas. Para equilibrar essa balança, mantendo a qualidade dos produtos consumidos e evitando gastos desnecessários, é preciso uma gestão inteligente. “A telecom é fundamental para o funcionamento de qualquer negócio, mas nem sempre esse tipo de despesa recebe a devida atenção, e quando isso acontece, os custos podem subir sem que as empresas sequer percebam“, explicou o CEO da VC-X Solutions, Jonathan Rodbourne, que indica oito práticas para reduzir custos com a telecom:

1) Inventário de recursos de telecom e TI

Conhecer a estrutura completa de telecomunicações e identificar quem é o responsável por cada linha. “É importante identificar qual é o setor e colaborador responsável por cada uma das despesas e equipamentos. Depois desse mapeamento inicial, fica bem mais fácil saber a origem de seus custos de telefone. É possível verificar quem gasta mais, quem gasta menos e também  quais equipamentos e licenças estão em desuso, gerando custos desnecessários”, explica o CEO.

2) Auditoria mensal das faturas

Segundo Jonathan, “é importante entender todas as tarifas que estão sendo cobradas na conta de telefone, saber se o plano utilizado está adequado ou se a empresa está pagando por serviços que nem usa. Compreender as faturas de telecom nem sempre é uma tarefa fácil, porém, quanto mais linhas de telefone e internet a sua empresa possui, mais importante é controlar o que está sendo cobrado”.

3) Verificação de possíveis ofensores

Uma auditoria interna permite identificar possíveis ofensores, ou seja, custos desnecessários, potenciais de readequações ou bloqueios para otimizar o consumo e o custo final.

4) Criação de política de uso para os colaboradores

A quarta dica é estabelecer algumas regras para orientar os funcionários sobre o melhor uso das ferramentas de telecom na empresa e colocar isso em prática a partir da configuração dos bloqueios e permissões.

5) Desativação de linhas e recursos que não são mais utilizados

Sempre manter os dados atualizados em um inventário, além de um histórico documentado da movimentação dos ativos de telecom e TI entre os colaboradores.

Além disso, é preciso estar atento às mudanças no quadro operacional, desativando linhas e serviços utilizados por colaboradores que não fazem mais parte da equipe. A soma desses custos pode trazer um grande impacto a longo prazo.

6) Investimento em soluções de automação de processos robóticos (RPA)

A Automação de Processos Robóticos (RPA da sigla em inglês) é o uso de bots para automatizar tarefas manuais e repetitivas, uma das melhores formas de reduzir erros e custos.

7) Organização do fluxo de pagamentos

Conhecer as datas de vencimento de todas as faturas, que provavelmente estarão distribuídas em diversos dias no mês, é necessário para definição de um fluxo de pagamentos organizado e para evitar o pagamento de juros e multas.

8) Controle de contratos

Contratos vencidos muitas vezes perdem a condição negociada (descontos e benefícios) e podem custar muito mais no momento da renovação. Caso seja do interesse das empresas seguirem com o contrato já estabelecido, é preciso estarem atentas à data de renovação e fazer um contato ativo com a prestadora para negociar.

Para ajudar as empresas a entender melhor como reduzir os custos com as despesas de telecom, o site da VC-X disponibiliza um material gratuito contendo simulador de contas para comparar planos de telefonia de diferentes operadoras, vídeo explicando as principais práticas de redução de custos e como implementá-las, além de alguns artigos com dicas para otimizar os gastos e ter uma gestão estratégica de telecomunicações.

Compartilhe: