A cera de ouvido parece uma coisa tão banal que nos esquecemos que ela tem inúmeros benefícios. Seja dentro da orelha ou na haste flexível de algodão, ela tem poderes fascinantes que você vai descobrir agora.
Você sabia que a cera de ouvido é um mix de substâncias?
Ela é produzida na parte externa do canal auditivo por cerca de 2 mil glândulas sebáceas e sudoríparas. É composta também por pele morta, pelos e detritos. Essa é a receita da cera de ouvido, sabia?
Seus tipos são variados
Você deve ter achado isso estranho, mas é verdade. Cada tipo é determinado geneticamente por uma única letra em um único gene. Caucasianos e africanos têm mais chances de apresentar um cerume úmido, enquanto asiáticos apresentam uma variação mais seca.
É uma excelente barreira de proteção
Acreditava-se que a sua função era puramente lubrificação da orelha. Mas estudos recentes relacionam a cera como proteção contra insetos e corpos estranhos que possam invadir nossos ouvidos.
Possui efeito antibiótico
Um estudo alemão mostrou que a cera de ouvido tem dez peptídeos que impedem a proliferação de fungos e bactérias. Outro estudo já diz que a cera é responsável pela proliferação das mesmas. Isso acontece por que cada estudo utilizou um tipo diferente de cera.
Limpar é um erro!
Se você é daqueles que não vive um dia sem passar haste flexível, você está fazendo isso muito errado. Já que ela protege o ouvido, o importante é deixá-la ali uma vez que seu corpo é responsável por expulsá-la de forma natural.
Com informações do site Direito de Ouvir