(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

ECONOMIA

Comércio de Paranavaí registra crescimento nas vendas em relação ao primeiro semestre de 2021

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Ainda é cedo para falar em retomada plena da economia, mas o desempenho do comércio de Paranavaí no primeiro semestre deste ano teve importante evolução se comparado com o mesmo período de 2021. O crescimento foi de 17,66%.

O levantamento é da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), que também aponta números acima dos obtidos de janeiro a junho de 2020 – variação positiva de 22,11%.

Mesmo com os índices favoráveis, o gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, destaca que os resultados não alcançaram o patamar de 2019, período que antecedeu a pandemia de Covid-19. Postos lado a lado, os números do primeiro semestre de 2022 são 6,09% menores do que os daquele ano.

Além das questões sanitárias, “agregam-se as dificuldades que a crise econômica impõe ao cenário empresarial. Nesse sentido, a recuperação ainda não está consolidada”, avalia Scarabelli. Somam-se as dificuldades da inflação e a taxa de juros do mercado.

Vinculado ao Ministério da Economia, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê que o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) feche o ano em 6,6%. Desde janeiro, o indicador oficial da inflação apresenta alta acumulada de 4,78%.

O gerente-executivo da Aciap aponta a inflação como “o maior ‘veneno’ do momento, e as empresas têm adotado muitas manobras para conseguir sobreviver”. O retorno da economia a patamares de 2019 depende muito de incentivos e estímulos governamentais, afirma Scarabelli.

Para os empresários que “patinam” nas incertezas e nas dificuldades, ele orienta que façam um bom planejamento estratégico, reduzam custos e criem mecanismos para atrair os consumidores e aumentar as vendas.

Caged – Em maio deste ano, o comércio de Paranavaí apresentou saldo positivo na geração de postos de trabalho com carteira assinada. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor contratou 283 pessoas e demitiu 253, totalizando +30. No acumulado de janeiro a maio, são 158 admissões a mais do que desligamentos.

Considerando todos os segmentos econômicos (comércio, indústria, serviços, construção civil e agropecuária) maio teve saldo de 166 novas colocações no mercado de trabalho. Divulgado recentemente, o Caged indica que Paranavaí está há cinco meses com indicadores favoráveis nesse quesito.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, os dados do Caged revelam o bom momento de Paranavaí. Ele afirma que a abertura de empresas tem estimulado o crescimento.

É uma sucessão de fatores que contribuem para o ciclo econômico, diz o secretário. Tendo mais empresas, a geração de empregos cresce e o poder de compra aumenta. Os consumidores prestigiam o comércio local e as vendas deslancham, forçando a indústria a ampliar a produção.

Otimista, Rodrigues comemora o fato de Paranavaí ter “novas oportunidades de negócios todos os dias” e garante que não existem perspectivas de retrocesso econômico até o final do ano.

Aciap aponta crescimento de 17,66% em relação a 2021 e 22,11% na comparação com 2020
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: