A TERRINHA DE SEU SEVERINO E A VINHA DE NABOT
Fato da vida:
Seu Severino e Dona Tonha se casaram e ganharam dos pais deles como presente de casamento, uma terrinha de uns 20 alqueires. Ficava lá no Norte do Paraná, lá prá bandas da “Água Pintada”. Severino e Tonha eram muito religiosos e começaram a participar de um círculo bíblico lá perto com os vizinhos. Severino amava trabalhar a terra e sentia que com ele a terra produzia muito. Tinham nos quinze alqueires uma plantação de café, que era uma coisa muito bem cuidada, dava gosto de ver. Nos outros cinco alqueires tinham um pastinho onde criavam umas cinco vaquinhas de leite e um pedacinho de plantação de mandioca. Era mesmo “uma terra abençoada”. Um ribeirãozinho passava por dentro de sua terra. A casinha era de madeira, uma horta dava muitas verduras! Os dois trabalhavam e iam muito bem. Vieram os primeiros filhos, um menino e uma menina. Eram vizinhos de uma grande fazenda dos “Alencar”, 500 alqueires de gado. Tudo ia muito bem, até que as coisas começaram a ficar difíceis. A geada queimou o café (1975), tinham dívidas no Banco (com juros crescendo dia a dia). As cercas da terra sempre apareciam arrebentadas e o gado dos Alencar destruía a mandioca. O carreador de acesso foi fechado pela prefeitura. E o ribeirãozinho foi desviado para o outro lado. O gerente do Banco veio fazer uma visita e disse: “Vocês têm uma prazo para pagar, senão vão perder a terra.” O preço do adubo e venenos subiu muito. Até que um dia o filhos dos Alencar (amigo do gerente do Banco) apareceu fazendo uma proposta para comprar a terrinha do Severino (por um bom preço). E o Severino e muitos outros roceiros perderam para o Banco a sua “terrinha abençoada”.
Nabot: camponês pobre injustiçado e morto porque resistiu à injustiça da família real. Morava na mesma cidade Jezrael, em que o rei tinha um segundo palácio.
A herança: o Israelita piedoso não negocia a terra que herdou para nela morar com sua família. A terra é dom de Deus.
Questionamentos:
Jezabel fala de Deus como ela fala?
Em que pontos Jezabel violou os direitos humanos?
Durante o “processo” Nabot não diz nada. Comente.
Para acabar com Nabot, Jezabel usa a máscara da religião. Como ela faz isto? Por quê? Isto acontece ainda hoje?
Qual a relação com a história do Severino? Como se pode desmascarar este abuso?
Elias está do lado de quem?
Onde aparece hoje a luta pela justiça?
Quem nos revela hoje o rosto verdadeiro de Deus?
Faça a comparação da história de Severino e a de Nabot.
Quem estava do lado rei Acab? Como o ajudaram?
Quem estava do lado de Severino e quem estava contra?
Continua acontecendo a história de Severino e a de Nabot hoje?
O que nos diz a Igreja hoje? No documento de Aparecida?
Hoje, o povo que luta por terra e por justiça, por fraternidade e por uma nova sociedade, olha no espelho das histórias de Elias e descobre nelas de que lado Deus está. Descobre o que Deus quer de nós, quais as suas exigências e apelos, como Ele está presente na luta do povo.
Frei Filomeno dos Santos O.Carm. (freifilomeno.o.c@hotmail.com)