REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Na próxima semana, o Sindicato do Comércio Varejista de Paranavaí (Sivapar) promoverá a assembleia geral para tratar sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Entre os assuntos a serem discutidos, o reajuste salarial dos funcionários e o cronograma com datas e horários de abertura das lojas.
Conforme edital publicado na edição desta quinta-feira (7) do Diário do Noroeste, a reunião será na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), a partir das 8h30. Assina o edital o presidente Edivaldo Cavalcante.
O texto destaca uma especificidade deste ano, a Copa do Mundo de Futebol. Normalmente, em dias de jogo da Seleção Brasileira, parte dos estabelecimentos comerciais funciona em horário diferenciado, com a dispensa dos trabalhadores durante a partida.
Os termos definidos durante a assembleia do Sivapar serão levados para a mesa de negociações com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí (Sindoscom). Definirão, então, as regras para as relações trabalhistas.
No dia 1º de maio, os trabalhadores organizaram assembleia e elencaram as reivindicações da categoria. De acordo com a presidente do Sindoscom, Leila Vanda Aguiar, falta acertar alguns detalhes e definir o pedido de reajuste.
Para ter uma ideia, a CCT de 2021/22 estabeleceu 9% de reajuste salarial, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A expectativa é que o documento válido para o período de 2022/23 também seja equiparado ao INPC, que em junho ficou em 11,90%.
Desde o dia 1º de junho, o comércio de Paranavaí funciona sem as diretrizes da Convenção Coletiva de Trabalho. Segundo a presidente do Sindoscom, normalmente são mantidas as regras vigentes no acordo anterior. Casos extraordinários, como jornadas laborais diferenciadas, devem ser informados aos sindicatos.