A vereadora Maria Clara Gomes agraciou o artesão Paulo Roberto Lima, com a Moção de Aplauso n.º 031/2022, concedida durante sessão da Câmara de Paranavaí, devido aos relevantes serviços prestados, por meio de soluções criativas e sustentáveis, na reutilização de pneus, contribuindo com o meio ambiente e o desenvolvimento do município.
“Conheci o trabalho do Paulo em seu estabelecimento, bem como os artesanatos que estão presentes na nossa Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, fazendo a alegria das crianças. E me encantei não só pelo seu dom, mas principalmente pela sua história de vida, que orava pedindo a Deus que fizesse algo que contribuísse para a melhoria da cidade. […] que você se sinta honrado e reconhecido com esta homenagem, e que possa por meio da sua arte ajudar não somente o meio ambiente, mas também continuar ensinando pessoas a amarem por meio de atitudes, tanto a natureza, quanto o mundo”, justificou a propositora Maria Clara.
Aos 53 anos, dos quais 22, o artista integra a Primeira Igreja Batista e 20 anos presta serviço voluntário na Cadeia Pública, Paulo também deu seu testemunho dos vícios e de sua libertação e falou da alegria de ser homenageado, e de poder contribuir de forma sustentável, ética e digna com o meio ambiente.
“Nasci aqui, fui criado aqui, gosto de Paranavaí. Comecei a orar a Deus e vi um post na internet que dizia: ‘Eu me lembro do dia que orei por coisas que tenho hoje’. Pedia algo simples, uma matéria-prima, foi quando comecei com os pneus”, expressou o homenageado. A homenagem foi entregue na última segunda-feira (4).
Currículo – Nascido em 22 de janeiro de 1969, no município de Paranavaí, Estado do Paraná, Roberto é filho de Maria Aparecida de Lima.
Estudou o ensino fundamental I, no Colégio Estadual Dr. Marins Alves de Camargo, depois no Colégio Estadual de Paranavaí e finalizou os estudos no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, Ceebja.
Em 2011, concluiu bacharelado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Paraná, Unespar – Câmpus Paranavaí.
É casado com Elisabete Seco Lima com quem tem os filhos: Luan Mateus, Éber e Ester.
Trabalhou com diversos empregos. Foi catador e reciclador, engraxate, vendedor de sorvetes, músico no qual tocou em diversas bandas locais e regionais, além de vigilante, monitor social e vendedor no varejo de produtos importados.
Devido à pandemia da Covid-19, impossibilitado de realizar a compra de mercadorias, precisou se reinventar, começando a trabalhar com pneus.
Suas habilidades motoras e seu pensamento criativo, impulsionaram a ganhar a vida e o sustento da família com a arte.
Desde então já reutilizou cerca de três mil unidades, desde pneus de bicicletas até tratores. Artesão autônomo é proprietário da Elo´s Pneus, na qual produz artesanatos comercializados para diversas cidades do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Gestor de resíduos sólidos, remanufaturados de origem vegetal, reutiliza materiais que poderiam ser descartados incorretamente, ocasionando doenças, poluição visual, atmosférica e contaminação do solo, por meio de soluções criativas e sustentáveis que contribuem com a economia local e o meio ambiente.
É evangélico da Primeira Igreja Batista e presta serviço voluntário na cadeia de Paranavaí.