O Sesc/Nova Londrina realizou a premiação das melhores equipes de combate à dengue da sua regional. Porto Rico conquistou a segunda colocação entre as cidades e a 1ª colocação por equipe, o que demonstra o empenho dos agentes de combate à dengue. A campanha do Sesc foi lançada no fim de janeiro de 2022 e encerrada em junho.
“Esse prêmio é fruto do trabalho de toda a equipe de combate a endemias da nossa cidade, lembrando que o combate à dengue tem que ser diário, sempre eliminando focos de água parada, mantendo os quintais e piscinas limpos”, destacou Andréia Crespilho, chefe do setor de Vigilância Sanitária e de Combate a Endemias.
A dengue é uma doença infecciosa de grande impacto para a saúde, causada pelo mosquito Aedes aegypti e que pode acometer os indivíduos de formas diferentes, da forma branda à grave, podendo levar a óbito.
A Campanha 2021/2022 do Sesc Paraná visou a remoção mecânica dos focos do Aedes aegypti, buscando criar uma consciência social de que a eliminação do mosquito está nas mãos de todos, já que até 80% dos criadouros estão localizados em residências e propriedades privadas.
Porto Rico ficou com a 2º colocação na regional e 30º no Estado, com 146 focos eliminados, o que corresponde a 5,02% da população do estado. Já o 1º lugar ficou com Nova Londrina que alcançou a 20º colocação no Paraná, com 1.272 focos eliminados, correspondendo a 9,73% da população.
Os servidores de combate à dengue também foram premiados, 1ª colocação ficou com Talita de Lima Bueno. Com 657 focos eliminados, seguida Marcos Aurélio Henrique de Oliveira com 174 focos eliminados e Luiz Gustavo Maior Bono com 65 focos extintos.
No total foram eliminados 259.227 focos em todo o estado dentro da campanha do Sesc/Paraná, que contou com 284 municípios participantes, que têm na linha de frente 5.764 servidores no combate à dengue.