Com o intuito de criar um órgão destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência em Paranavaí, a vereadora Maria Clara Gomes, apresentou nesta semana, documento em que solicita ao Poder Executivo a implantação de um Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM).
No Paraná, o CRAM está presente em cidades, como Londrina, Maringá, Umuarama, Apucarana, Sarandi, Foz do Iguaçu e Curitiba, e proporciona atendimento social, psicológico e encaminhamentos jurídicos.
De acordo com a parlamentar, “a criação do centro contribuiria diretamente para o fortalecimento da mulher e também para garantir a proteção de seus direitos, tendo em vista que a efetivação e criação de políticas públicas para elas deve ser uma prioridade. Por isso, peço a atenção especial do Executivo nesta proposta para que seja efetivada”, disse Maria Clara.
Dados – De acordo com os últimos dados publicados pela Delegacia da Mulher de Paranavaí, de janeiro a junho de 2021 foram registradas 546 ocorrências e 95 prisões em flagrante. Os casos mais recorrentes foram os de lesões corporais e vias de fato (violência física), ameaça (violência psicológica), injúria (violência moral) e descumprimento de medidas protetivas.
Segundo informações do Tribunal de Justiça do Paraná, de janeiro a maio de 2021, o estado contabilizou mais de 18 mil casos de violência doméstica.
Denuncie – Para denunciar casos de violência contra a mulher ligue 180. Os serviços funcionam 24 horas, todos os dias da semana.