Há um tuíte que viralizou nas redes sociais de um internauta perguntando como o som sai de dentro do disco de vinil. “Nunca vai entrar na minha cabeça como um disco de vinil SAI SOM (sic), não importa o quanto me expliquem. Não entendo o sulco, a agulha. Não entendo. Para mim, beira o misticismo mesmo”, escreveu “joy”.
Breve resumo
Quando o LP gira, uma agulha se move pelas microranhuras impressas na superfície do disco. Dessa forma, ela lê as informações ali contidas.
A leitura gera um sinal elétrico que é transferido para um amplificador. Dali, o sinal é conduzido para alto-falantes do sistema de som, onde a “magia” acontece e a música é reproduzida.
Além disso, discos funcionam porque possuem sulcos. Nada mais do que as ondas sonoras impressas em uma superfície plana (o vinil). É simplesmente a impressão digital de uma música.
Produzido com um material como diamante ou safira, que são ultra resistentes, a ponta da agulha é conectada a uma barra de metal acoplada a uma capsula, que funciona como o cérebro do toca discos.
É essa cápsula que transforma a energia física em sinal elétrico e gera o som.