ARTHUR SANDES
DA UOL/FOLHAPRESS
O zagueiro Fabián Balbuena desembarcou na tarde desta sexta-feira (15) no Brasil para acertar os últimos detalhes e assinar contrato de empréstimo de um ano com o Corinthians. Ele evitou falar abertamente sobre a negociação, mas já deu sinais de que está feliz de voltar ao Alvinegro.
“Um abraço para a Fiel, estamos juntos!”, falou rapidamente aos jornalistas assim que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ele deve reencontrar os antigos companheiros nos próximos dias, em seu primeiro treino.
“Tenho muitos amigos [no Corinthians], e a gente sempre se sente bem com amigos ao redor. Sobre a volta não conversei com ninguém, mas sempre estive em contato com a maioria [dos jogadores]”, afirmou o defensor.
Balbuena deve passar por exames no CT Joaquim Grava e assinar seu novo contrato ainda nesta tarde. Desde que se despediu do Dínamo de Moscou (RUS), ele deixou a Rússia no começo da semana para passar alguns dias no Paraguai com a mulher e os filhos. A expectativa é que firme acordo com o Corinthians até junho de 2023.
O zagueiro chega para suprir a saída de João Victor, que na semana passada foi vendido ao Benfica e rendeu 8 milhões de euros ao Corinthians (quase R$ 45 milhões). O técnico Vítor Pereira ainda tem outras cinco opções para o setor: Bruno Méndez, Gil, Raul Gustavo, Robert Renan e Robson Bambu.
Assim como o atacante Yuri Alberto, Balbuena só pode ser inscrito junto à CBF a partir de segunda-feira. Depois disso estará livre para estrear. A primeira possibilidade para os dois reforços entrarem em campo é no duelo contra o Coritiba, no dia 20, pelo Brasileirão.
É a segunda passagem de Balbuena pelo Corinthians. O zagueiro havia sido contratado pela primeira vez em 2016, demorou a se firmar, mas aos poucos se tornou um pilar do time campeão brasileiro (em 2017) e paulista (em 2018). Apesar da importância, saiu por apenas 4 milhões de euros para o West Ham (ING), meses após exigir redução da multa rescisória para renovar seu contrato -o clube aceitou na ocasião para não perdê-lo de graça.
Além dos dois títulos, na primeira passagem Balbuena disputou 136 jogos pelo Corinthians e marcou 11 gols.