REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Diretores da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) se reunirão, nesta quarta-feira (27), com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a fim de reivindicar a duplicação da BR-376, no trecho de Paranavaí até Nova Londrina. A audiência será na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, às 16h.
Também será oportunidade para solicitar a recontagem de veículos pelas rodovias do Paraná, a exemplo do que foi feito em fevereiro deste ano na Região Noroeste. Uma empresa foi contratada para medir o fluxo na BR-376 e constatou que o número passou de 12 mil eixos diários em 2019 para mais de 23 mil em 2022.
O presidente da Socipar informou que o encontro com o ministro será oportunidade para falar sobre a construção da ponte ligando Paraná e Mato Grosso do Sul. A movimentação de lideranças dos dois estados busca facilitar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste do Brasil pelo Porto de Paranaguá. A estrutura rodoviária sobre o Rio Paraná encurtaria o trajeto e proporcionaria mais segurança aos motoristas.
O convênio para o início do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) para a construção da ponte foi assinado em maio, prevendo investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. O dinheiro será liberado pela Itaipu Binacional, como contrapartida pela exploração dos recursos naturais do Paraná. Caberá ao Governo do Estado fazer o levantamento de dados no prazo de 18 a 24 meses.
Apoio político – Na semana passada, representantes da Socipar conversaram com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Alencar Rodrigues, relator do processo das novas concessões de pedágio no Paraná.
Os encontros estão sendo intermediados pelo deputado federal Ricardo Barros e contam com a participação de lideranças do Mato Groso do Sul.
Nesta quarta-feira estarão em Brasília o presidente da Socipar, Demerval Silveste, acompanhado do vice, Ivo Pierin Junior, que também representa a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), do diretor-financeiro, Edilson Avelar, e do diretor-secretário, Dante Ramos Junior.
A audiência com o ministro da Infraestrutura terá ainda a participação de empresários paranaenses, do secretário da Agricultura do Mato Grosso do Sul, Jaime Verrugue, e de Jaime Valler, do grupo O Estado.