(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

ECONOMIA

Aciap orienta lojistas a anteciparem estratégias de vendas para Dia dos Pais

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Sacolas nas mãos e sorriso no rosto. Edna Miguel dos Santos, de Paranavaí, ficou satisfeita com a compra antecipada para o Dia dos Pais. Levou bermudas e camisetas para os irmãos e conseguiu encontrar exatamente o que procurava. O segredo da consumidora? Antecipar-se. “A gente escolhe melhor, com mais calma.”

Neste ano, o Dia dos Pais será comemorado em 14 de agosto, segundo domingo do mês. Ainda faltam 16 dias, mas algumas lojas já estão preparadas, com as vitrines decoradas e promoções específicas para a ocasião. A gerente da Plaza Maganize, Renata Raquel Barbieri Ferreira da Costa, sugere que s clientes não deixem para os últimos dias. Quem chega antes encontra maior variedade e evita o movimento mais intenso.

O gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli, avalia que a iniciativa é positiva. A antecipação das estratégias de venda atrai a clientela e pode gerar crescimento.

Em 2021, as vendas para o Dia dos Pais tiveram alta de 8,6% na comparação com o mesmo período de 2020. A tendência para 2022 é manter o mesmo índice, com possibilidade de chegar a até 12%. “Talvez tenhamos uma surpresa em virtude do cenário econômico. Acreditamos que nos próximos dias a inflação dê uma aliviada”, afirma Scarabelli.

Em junho, a inflação oficial do País, baseada no Índice de Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acelerou 0,67%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi a maior taxa para o mês desde 2018, então 1,26%. No acumulado do ano, a inflação é de 5,49%, percentual mais elevado para os seis primeiros meses desde 2015, quando chegou a 6,17%.

No início desta semana, o Boletim Focus do Banco Central trouxe a projeção da inflação de 2022, com recuo pela quarta vez consecutiva, passando de 7,54% para 7,30%.

Experiência – O gerente-executivo da Aciap considera fundamental que os empresários invistam no que chama de experiência. É garantir que os clientes se sintam acolhidos, sejam bem atendidos e tenham as melhores impressões sobre os produtos à venda. A experiência precisa ser única, exclusiva, assim o consumidor assimila a marca a algo especial em suas memórias. “É uma estratégia para encantar o cliente quando ele vem ao seu estabelecimento. É um fator preponderante para que ele volte.”

Scarabelli também propõe que os comerciantes firmem parcerias entre si. Corporativismo, associativismo. Exemplifica: o cliente faz a compra de determinado valor em uma loja de roupas e ganha serviços de manicure; no “casamento” entre o estabelecimento comercial e o salão de beleza, um ajuda o outro.

A dinâmica está se difundido principalmente pelas redes sociais. “Tem sido muito legal nas promoções do Instagram, por exemplo. Muitas empresas têm buscado esse tipo de parceria com outras e se complementam”, ilustra o gerente-executivo da Aciap.

No caso do Dia dos Pais, uma dica para os comerciantes é buscar os serviços de barbearias. “Pode impulsionar as vendas e atrair os clientes.”

Agosto – Scarabelli considera agosto um mês de “entressafra”, quando muitas lojas estão se preparando para o fim das vendas de inverno e a chegada da coleção de primavera. É propício para oferecer descontos e promover campanhas de queima de estoque.

O Dia dos Pais é uma oportunidade para alavancar essas iniciativas e se configura no quarto período mais importante para as vendas no comércio de Paranavaí, atrás do Natal, da Black Friday e do Dia das Mães.

Compartilhe: