(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ELEIÇÕES 2022

Pré-candidata ao Senado, Aline Sleutjs discursa em favor da renovação política

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Deputada federal do Paraná pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Aline Sleutjs é pré-candidata a Senado. Vice-líder do Governo na Câmara, foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, sendo considerada uma das representantes do agronegócio no Congresso Nacional.

Ela esteve em Paranavaí nesta sexta-feira (29) para uma conversa com os prefeitos da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), ocasião em que falou sobre política e expôs as propostas que entende serem importantes para alavancar o desenvolvimento da região e de todo o Estado.

Aline Sleutjs concedeu entrevista ao Diário do Noroeste e avaliou as chances de eleição em um possível cenário em que enfrentará nomes como o do atual senador Alvaro Dias (Podemos), do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil) e do deputado estadual e ex-chefe da Casa Civil do Paraná Guto Silva (Progressistas). Apesar do desafio, está confiante e aposta no discurso da mudança para impulsionar a candidatura. “A fórmula é mostrar que a política é renovável.”

A pré-candidata disse estar insatisfeita com a atuação dos atuais senadores da República pelo Paraná. Além de Alvaro Dias, ocupam cadeiras no Senado Flávio Arns e Oriovisto Guimarães, também do Podemos.

Argumentou que os três não conversam com lideranças, não escutam a população, não conhecem a realidade do Estado. Ela seria o contraponto. Garantiu que tem o perfil municipalista e, se chegar ao Senado, estará disposta a receber as reivindicações e atender as demandas.

“O senador tem acesso a um valor mais robusto para emendas parlamentares, com a oportunidade de resolver sonhos maiores.” Sendo deputada federal, tem menos recursos à disposição e fica difícil alcançar todos os problemas que os paranaenses enfrentam.

Mesmo com as limitações, os cálculos de Aline Sleutjs apontam para 300 municípios beneficiados, o que levou 200 prefeitos e 500 vereadores do Paraná a declararem apoio à candidatura ao Senado. Nestes três anos e meio de mandato, foram mais de R$ 200 milhões em emendas.

A pré-candidata citou outra característica que pode fazer a diferença entre os eleitores. Até agora, é o único nome feminino que representa os partidos de direita na corrida para o Senado. Por ser mulher, tem sensibilidade em relação a temas como as relações familiares e a inclusão, especialmente de pessoas com deficiência, disse.

Aline Sleutjs também conversa com o associativismo e o cooperativismo.  Afirmou que tem feito visitas e apresentado possibilidades para fortalecer o setor. São 2,7 milhões de cooperados no Paraná, estimou.

 

Pautas regionais – Sem entrar em detalhes, a deputada federal defendeu as pautas do Noroeste do Estado, especificamente a duplicação da BR-376, no trecho de Paranavaí a Nova Londrina, e a construção da ponte ligando Paraná e Mato Grosso do Sul. “São obras estruturantes que vão trazer desenvolvimento para a região. Vou correr atrás dos recursos.”

A pré-candidata ao Senado também disse que está atenta à situação da Santa Casa de Paranavaí e de outros hospitais filantrópicos do Paraná que enfrentam dificuldades financeiras. O desequilíbrio se arrasta há alguns anos, mas foi agravado pela pandemia de Covid-19. Durante o período mais intenso da crise sanitária, as cirurgias eletivas foram suspensas, achatando as receitas. Ao mesmo tempo, foi necessário ampliar a oferta de leitos, a fim de atender os casos moderados e graves da doença que exigiam internação.

Jair Bolsonaro – Aline Sleutjs concluiu a entrevista ao DN falando da disputa eleitoral para a presidência da República. Questionada sobre o cenário que coloca Jair Bolsonaro (PL) ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a vice-líder do Governo afirmou que está segura da reeleição do atual presidente.

Pesquisas têm colocado o petista em vantagem sobre Bolsonaro. O levantamento mais recente do Datafolha, divulgado na quinta-feira (28), mostrou Lula com 47% das intenções de voto, enquanto o presidente tem 29%. Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 8%. Os demais candidatos tiveram desempenho de 2% ou menos.

“Não acredito nessas pesquisas. Acredito na pesquisa do povo, que chora de emoção e manifesta apoio ao presidente Bolsonaro aonde quer que ele vá. Sempre que chega a algum lugar, é um espetáculo. As pessoas se sentem representadas.” Na avaliação de Aline Sleutjs, o Brasil passou por profundas mudanças nestes três anos e meio e precisa continuar avançando.

Aline Sleujts defendeu a candidatura ao Senado com base na atuação municipalista, atendendo as demandas de todo o Paraná
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: