Além de doces e suculentas, as frutas são fontes de fibras, vitaminas e minerais e podem ser fornecidas ao cão. Entretanto, nem todas as frutas podem ser consumidas pelo cachorro, pois podem ser tóxicas, como é o caso da uva. Até mesmo as frutas permitidas para cães podem não ser recomendadas em casos de diabete canina. Já os cães saudáveis devem consumi-las moderadamente.
Banana – Está liberada para os cães, pois é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, além de cálcio, ferro, magnésio e potássio. Como é uma fruta com alto teor de frutose e muitas calorias, ela deve ser fornecida com moderação para que o cão não se torne obeso nem adquira diabetes.
Caju – Embora seja adstringente contato com a boca, muitos cães gostam de caju. Trata-se de uma fruta liberada para os cachorros, pois é fonte de vitamina E, que apresenta ação antioxidante; vitamina K, que auxilia na metabolização das proteínas; e vitamina B6, que contribui com o bom funcionamento do sistema nervoso.
Caqui – Outra fruta permitida para cães é o caqui, pois não lhes faz mal. Além disso, ele é rico em vitamina C e em fibras, excelente para a saúde canina. Entretanto, antes de fornecê-la aos cães, é essencial remover as sementes. Também não se pode exagerar na quantidade, pois se trata de uma fruta calórica e com alto teor de açúcar.
Maçã – A maçã é a fruta preferida dos cães, pois tem sabor doce e textura firme. Além disso, ela é fonte de vitaminas A, B, C e E, além de conter muitas fibras, principalmente na casca. Entretanto, ela deve ser fornecida sem sementes. Caso contrário, pode ocorrer obstrução gastrointestinal, ou ainda intoxicação, pois as sementes liberam uma substância derivada do cianeto.
Mamão – O mamão também deve ser fornecido aos cães em quantidades moderadas, pois em excesso pode causar diarreia nos animais, devido a papaína, que apresenta ação laxativa. No mais, a fruta é rica em vitamina A, fibras, cálcio e potássio. Uma alternativa de consumo é fazer sorvete de mamão para dar ao cão nos dias de verão.
Melão – O melão é uma das frutas mais recomendadas para cães, pois é constituído especialmente de água, além de ser fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B e potássio. Assim como todas as frutas com caroços ou sementes, estes devem ser removidos para não causar problemas à saúde dos cachorros. A casca dura também deve ser removida antes do consumo.
Pera – A pera é uma das frutas permitidas até mesmo para filhotes de cão. Além de muito apreciada pelos cachorros, ela é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B e minerais. Assim como a casca da maçã, a da pera também apresenta muitas fibras, o que garante o bom funcionamento do intestino. Entretanto, a pera deve ser fornecida ao pet sem sementes, pois elas são tóxicas.
(Extraído de cpt.com.br)