Novidade é que os candidatos poderão inscrever-se também por aplicativo; prazo vai até 21 de setembro
Para quem pensa em concorrer a uma vaga em uma universidade pública, reserve a data de 16 agosto. É quando a Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre o prazo de inscrição para as edições 2022 do concurso Vestibular e do Processo de Avaliação Seriada (PAS-UEM). Nos dois processos seletivos os candidatos terão até 21 de setembro para fazer a inscrição, lembrando que há vagas abertas para mais de 70 cursos de graduação.
Vestibular 2022 – As inscrições para este concurso devem ser efetivadas pela internet, no endereço www.vestibular.uem.br ou pelo APP Vestibular UEM. O aplicativo está disponível em versão para os sistemas Android e iOS.
Ao preencher a ficha lembre-se de fazer a opção pelo curso, turno e câmpus que pretende frequentar. Além de Maringá, a UEM oferece graduações em cinco câmpus regionais.
As provas do Vestibular 2022 serão aplicadas em 12 de fevereiro do próximo ano, das 13h50 às 19h. O candidato poderá escolher onde quer realizar a prova entre as cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.
Taxa de inscrição – A inscrição será homologada após a quitação da taxa de R$ 167, que poderá ser paga até 23 de setembro. A UEM oferece isenção desta taxa para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam integrantes de família de baixa renda, com ganhos de até meio salário mínimo por pessoa.
Atenção porque os pedidos de isenção têm prazo para serem protocolados: de 16 a 24 de agosto. Os procedimentos para solicitação, assim como o calendário e as normas que regulamentam todo o processo, serão publicadas nos próximos dias, em edital específico da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).
Sistemas de Cotas – A UEM adota três modalidades de cotas e a opção por qualquer uma delas deve ser feita já no ato de inscrição. Pelas cotas socias são destinadas 20% das vagas a candidatos que cursaram os ensinos fundamental e o médio em escolas da rede pública ou que possuam registro no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) de família de baixa. Além disso não podem ser portadores de diploma de curso superior.
Há ainda o sistema de cotas para negros com a reserva de 20% das vagas, divididas em duas categorias: 3/4 para candidatos negros (pretos e pardos) que atendam aos critérios das Cotas Sociais e 1/4 dessas vagas independentemente de questões sociais.
E, por último, há a destinação de 5% das vagas para pessoas com deficiência, que deve ser comprovada por meio de laudos caracterizadores, emitidos por profissional de saúde de nível superior, com conhecimento na área da deficiência declarada.
Avaliação Seriada – O sistema de cotas para pessoas com deficiência é aplicado também no Processo de Avaliação Seriada, com a reserva de 5% do total de 754 vagas destinadas para os candidatos que fazem a etapa 3 do concurso.
Lembrando que para participar do PAS, o estudante deve estar matriculado regularmente no ensino médio e realizar uma prova ao final de cada uma das séries. A pontuação acumulada nessas provas pode classificá-lo a uma vaga na universidade, mas é somente na última etapa que ele escolhe para qual curso, turno e câmpus irá concorrer.
Inscrições – Reforçando que as inscrições para esta edição do PAS serão realizadas pela internet, em www.vestibular.uem.br, ou pelo APP Vestibular UEM, no período de 16 de agosto a 21 de setembro. A taxa de inscrição, no valor R$ 84, poderá ser paga até 23 de setembro.
Assim como no Vestibular, a isenção da taxa poderá ser concedida aos candidatos que, cumulativamente, estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrem família de baixa renda, com ganhos de até meio salário mínimo por pessoa.
O prazo para solicitação vai de 16 a 24 de agosto. Fique atento à publicação do edital específico com os procedimentos, o calendário e as normas que regulamentam o processo de isenção. Ele estará disponível nos próximos dias no site www.vestibular.uem.br.
Aplicação da prova – A prova do PAS 2022 será aplicada no dia 4 de dezembro, das 13h50 às 19h, em onze cidades do Paraná. São elas: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama.
Resultado – A CVU divulgará a lista dos aprovados no Vestibular e no PAS 2022 no dia 23 de março do próximo ano, às 10 horas, no site www.vestibular.uem.br.
Para outras informações, entre em contato com a CVU pelo fone 44 3011-4450 ou pelos endereços eletrônicos vestibular@uem.br e pas@uem.br. Consulte também os editais que regulamentam os dois concursos.