(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

HOMENAGEM

Gilberto Pratinha é o 1º receber o Título de Honra ao Mérito – Aciap Gralha Azul

O agroindustrial José Gilberto Pratinha, um dos fundadores e diretor do Grupo Agropratinha e ex-presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, será o primeiro homenageado com o “Título de Honra ao Mérito – Aciap Gralha Azul”, criado este ano pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí. O comunicado da homenagem foi feito na manhã desta quarta-feira, dia 3, na sede da entidade.

O ofício informando Pratinha sobre a homenagem foi entregue a ele pelo presidente da Diretoria Executiva da Aciap, Rafael Cargnin Filho, presidente do Conselho Deliberativo, Maurício Gehlen, vice-presidente de Eventos, Guto Costa, e o assessor jurídico João Egídio.

Pelo regulamento da homenagem, a Diretoria poderia escolher uma personalidade para ser homenageada e o Conselho Deliberativo, outra. No entanto, ambas as instâncias de governança da entidade apontaram o nome de Gilberto Pratinha.

No ofício, a Aciap aponta uma das principais razões para o reconhecimento. “Graças ao seu trabalho, nossa região saiu do binômio mandioca e pecuária e ganhou novas alternativas, promovendo a diversificação agrícola e a agregação de valor à produção primária, gerando emprego e renda à população regional”, diz o documento em referência à implantação da citricultura comercial, na qual a Família Pratinha teve papel preponderante, fornecendo, no início, mudas de qualidade fitossanitária para a implantação dos pomares.

Depois das mudas, os Pratinha passaram a investir no processamento da laranja, inicialmente produzindo suco concentrado destinado principalmente para exportação, e depois o suco natural Prat’s, comercializado em praticamente todo o país. Tanto no campo como na cidade, o grupo gera centenas de empregos em Paranavaí e no seu entorno e é uma das principais arrecadadoras de impostos do município, contribuindo para seu desenvolvimento econômico.

O regulamento diz que a concessão da homenagem deve ser feita a “pessoas com domicílio em Paranavaí e que atingiram reconhecimento público das suas atividades com postura ética no desenvolvimento do trabalho que impactou positivamente a economia de Paranavaí”. E que “os homenageados deverão ter comprovada a participação na vida comunitária”.

“É o caso de vossa senhoria, que desde o final dos anos 80, junto com seus familiares, vem transformando o perfil socioeconômico da região, com a implantação, ampliação e desenvolvimento da citricultura, como nova alternativa produtiva, hoje já consolidada no Noroeste, tornando-o no maior polo citrícola do Paraná. A concessão do título, mais que uma homenagem, é um ato de justiça e reconhecimento a quem deu contribuição decisiva para a prosperidade regional”, diz a Aciap no documento entregue a Gilberto Pratinha comunicando a homenagem.

A entrega do título será feita em data ainda a ser agendada e de comum acordo entre a entidade que o concedeu e o homenageado.

Compartilhe: