O agroindustrial José Gilberto Pratinha, um dos fundadores e diretor do Grupo Agropratinha e ex-presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, será o primeiro homenageado com o “Título de Honra ao Mérito – Aciap Gralha Azul”, criado este ano pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí. O comunicado da homenagem foi feito na manhã desta quarta-feira, dia 3, na sede da entidade.
O ofício informando Pratinha sobre a homenagem foi entregue a ele pelo presidente da Diretoria Executiva da Aciap, Rafael Cargnin Filho, presidente do Conselho Deliberativo, Maurício Gehlen, vice-presidente de Eventos, Guto Costa, e o assessor jurídico João Egídio.
Pelo regulamento da homenagem, a Diretoria poderia escolher uma personalidade para ser homenageada e o Conselho Deliberativo, outra. No entanto, ambas as instâncias de governança da entidade apontaram o nome de Gilberto Pratinha.
No ofício, a Aciap aponta uma das principais razões para o reconhecimento. “Graças ao seu trabalho, nossa região saiu do binômio mandioca e pecuária e ganhou novas alternativas, promovendo a diversificação agrícola e a agregação de valor à produção primária, gerando emprego e renda à população regional”, diz o documento em referência à implantação da citricultura comercial, na qual a Família Pratinha teve papel preponderante, fornecendo, no início, mudas de qualidade fitossanitária para a implantação dos pomares.
Depois das mudas, os Pratinha passaram a investir no processamento da laranja, inicialmente produzindo suco concentrado destinado principalmente para exportação, e depois o suco natural Prat’s, comercializado em praticamente todo o país. Tanto no campo como na cidade, o grupo gera centenas de empregos em Paranavaí e no seu entorno e é uma das principais arrecadadoras de impostos do município, contribuindo para seu desenvolvimento econômico.
O regulamento diz que a concessão da homenagem deve ser feita a “pessoas com domicílio em Paranavaí e que atingiram reconhecimento público das suas atividades com postura ética no desenvolvimento do trabalho que impactou positivamente a economia de Paranavaí”. E que “os homenageados deverão ter comprovada a participação na vida comunitária”.
“É o caso de vossa senhoria, que desde o final dos anos 80, junto com seus familiares, vem transformando o perfil socioeconômico da região, com a implantação, ampliação e desenvolvimento da citricultura, como nova alternativa produtiva, hoje já consolidada no Noroeste, tornando-o no maior polo citrícola do Paraná. A concessão do título, mais que uma homenagem, é um ato de justiça e reconhecimento a quem deu contribuição decisiva para a prosperidade regional”, diz a Aciap no documento entregue a Gilberto Pratinha comunicando a homenagem.
A entrega do título será feita em data ainda a ser agendada e de comum acordo entre a entidade que o concedeu e o homenageado.