REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A vereadora Fernanda Zanatta iniciou uma campanha de arrecadação de absorventes íntimos para meninas e mulheres de Paranavaí em situação de vulnerabilidade social. A ideia foi motivada por pesquisas que mostram que muitas adolescentes deixam de ir à escola e de participar de atividades triviais do dia a dia, até mesmo brincar, porque não têm condições de comprar o item.
Ela tentou propor políticas públicas municipais que garantissem a entrega de absorventes femininos, mas, apesar de a proposta ter sido bem-recebida pelo Poder Executivo, não existem verbas específicas para essa finalidade, conta a vereadora. Sem resultados práticos para a indicação que fez no início do mandato, decidiu recorrer ao apoio da comunidade.
Desde a última sexta-feira, Fernanda Zanatta tem enviado ofícios para lideranças de classe e representantes de instituições de Paranavaí. O pedido de apoio ainda é recente, portanto, não houve respostas, mas as expectativas são positivas. “Estou buscando parceiros, indo atrás de pessoas e entidades.” Quer mobilizar toda a população.
Pelas redes sociais, a vereadora contou que a empresária Aguida Sandri Machado já manifestou apoio à causa. Ela é integrante do Rotary Clube e presidente da Aciap Mulher, da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí. Outra liderança citada pela vereadora foi a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Paranavaí, Célia Zanatta, com quem deve conversar pedindo ajuda.
Pobreza menstrual – Fernanda Zanatta falou, ainda, sobre a realidade de mulheres que não têm acesso a banheiros, saneamento básico e protetores menstruais, situação conhecida como pobreza menstrual. Para elas, “absorventes descartáveis acabam sendo considerados artigos de luxo”, escreveu nas redes sociais.
Continuou explicando que muitas recorrem a métodos inseguros para conter o sangue da menstruação, por exemplo, folhas de jornal, folhas de árvore ou miolo de pão. Além de não promoverem proteção, esses itens podem comprometer a saúde da mulher.
Considerando que se trata de uma realidade próxima, os absorventes arrecadados durante a campanha serão distribuídos para as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, além de entidades que atendem o público feminino em situação de vulnerabilidade.
Para ajudar – Fernanda Zanatta disse que as organizadoras da campanha percorrerão empresas de Paranavaí e pedirão contribuições. Citou como exemplos mercados, farmácias e até fabricantes de absorventes íntimos. Também poderão contribuir se tornando pontos de arrecadação.
A participação da comunidade será essencial, avaliou a vereadora. Ela se colocou à disposição para atender as pessoas interessadas em ajudar, bastando fazer contato pelas redes sociais – para encontrar os perfis dela no Facebook e no Instagram é só procurar por Fernanda Zanatta.