Em contato de prestação de contas e de novas ações no Noroeste do Paraná, o deputado federal Zeca Dirceu (PT) está em Paranavaí. Ontem ele manteve uma série de compromissos, incluindo uma reunião na Câmara de Vereadores, onde confirmou a liberação R$ 500 mil para pavimentar parte de uma estrada rural estratégica do Distrito de Graciosa. Também na pauta outras ações nas áreas de infraestrutura, saúde e educação.
Durante a permanência na cidade, o parlamentar visitou a redação do Diário do Noroeste na tarde desta quarta-feira. Ele confirmou que, além do recurso liberado, trabalha outra emenda para pavimentação no distrito, numa parceria com o vereador Josival Moreira.
Zeca Dirceu também falou do momento em Brasília, especialmente sobre a reforma tributária em apreciação na Casa de Leis. Ele opina que há pontos favoráveis, dentre eles, a tributação de grandes heranças e dos dividendos (lucros das empresas). Por outro lado, aponta que é preciso reduzir os impostos sobre o consumo, já que afeta as classes pobre e média do País.
O deputado também fez críticas ao novo modelo de pedágio proposto para o Paraná, o que incluíra 15 novas praças de pedágio. Ele entende que o sistema híbrido, de menor tarifa e um aporte financeiro por parte da empresa vencedora, não atende as necessidades da população.
Avalia que é preciso garantir um pedágio de baixo valor e com um conjunto de obras previsto. O parlamentar entende que há espaço para debates, inclusive para questionamentos junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) e Supremo Tribunal Federal (STF).
Defensor da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto, Zeca conta com a vitória do petista para implantar objetivos que considera essenciais, sobretudo, nas áreas de educação e outras iniciativas de interesse social. Ele critica o que considera empobrecimento da população diante das ações do atual governo.
Pré-candidato ao quarto mandato consecutivo na Câmara, Zeca Dirceu se revela otimista. Entende que tem serviço prestados em dezenas de municípios e que, mesmo na oposição, tem conseguido uma série de benefícios. Em pouco mais de dez anos de parlamento, Dirceu viveu os dois lados: foi situação em cinco anos e oposição em outros cinco.
Na visita ao DN o deputado estava acompanhado do presidente do Diretório Municipal do PT, Nivaldo Matos; do vereador Josival Moreira; do assessor na Câmara de Paranavaí, Fernando Albuquerque; e da assessoria de Dirceu, Claudete Matos.