REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O prazo para registro de candidaturas terminou ontem (15). A partir de hoje (16), está permitido fazer campanhas eleitorais na internet, utilizar alto-falantes ou amplificadores de som, promover comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, distribuir material gráfico, organizar caminhadas, carreatas ou passeatas e divulgar anúncios na imprensa escrita. Todas essas ações precisam seguir a legislação estabelecida pela Justiça Eleitoral.
Até a tarde de ontem, a lista de candidatos residentes no Paraná disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incluía pelo menos 13 nomes do Noroeste do Paraná, sendo dois concorrentes ao Governo do Estado, três à Câmara dos Deputados e oito à Assembleia Legislativa. O último acesso da equipe do DN ao site foi às 18h.
Adriano Teixeira (PCO) e Ivan Ramos Bernardo (PSTU), ambos de Paranavaí, registraram as respectivas candidaturas a governador.
Roberto Cauneto Picoreli (Pó Royal – União Brasil), Sebastião Henrique de Medeiros (Tião Medeiros – PP) e Valdemar Moras Delatorre (PSDB) disputam vagas na Câmara dos Deputados. Os três são de Paranavaí.
São candidatos a deputado estadual Carlino Fraga Mirador (MDB), de Alto Paraná; José Roberto Bucci (Beto Racing – Agir), de Nova Londrina; Leônidas Favero Neto (Dr. Leônidas – Cidadania), de Paranavaí; Marcia Felipe Rego (PSDB), de Paranavaí; Osésa Rodrigues de Oliveira (Dr. Osésa Rodrigues – PTB), de Paranavaí; Leonardo Simile Molina (Leo Molina (MDB), de Terra Rica; Rogério José Lorenzetti (PSD), de Paranavaí; e João Nicolau dos Santos (Sargento Santos – Solidariedade), de Loanda.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná tem até 12 de setembro para julgar e publicar as candidaturas deferidas e indeferidas para governador, vice-governador, senador, suplentes, deputados federais e estaduais. É o mesmo prazo para o TSE analisar e divulgar a decisão quanto aos pedidos de registro para os cargos de presidente e vice-presidente da República.
O primeiro turno será no dia 2 de outubro, com votação das 8h às 17h. A segunda etapa do pleito está programada para 30 de outubro, também das 8h às 17h.
Rádio e TV – Tribunais eleitorais, partidos políticos, federações e as representações de emissoras de rádio e televisão têm até 21 de agosto para elaborar o plano de mídia do horário eleitoral gratuito.
A veiculação das propagandas em rádio e TV, relativas ao primeiro turno, começarão no dia 26 de agosto e se estenderão até 29 de setembro. Em caso de segundo turno, o horário eleitoral gratuito nos dois meios de comunicação será retomado a partir de 7 de outubro até o dia 28 do mesmo mês.
Outros nomes – Até a tarde de ontem, constavam na lista do TSE como candidatos a governador do Paraná: Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), Ricardo Crachineski Gomyde (PDT), Joni Silva Correia Junior (DC), Angela Alves Machado (PSol), Roberto Requião de Mello e Silva (PT), Solange Ferreira Bueno (PMN) e Viviane Motta Dias Neves (PCB).
Os pedidos de registro de candidatura ao Senado são de Aline Sleutjes (Pros), Alvaro Fernandes Dias (Podemos), Eneida Desiree Salgado (PDT), Carlos Eduardo Saboia Gomes (PMN), Laerson Vidal Matias (PSol), Orlando Pessuti (MDB), Paulo Eduardo Lima Martins (PL), Roberto França da Silva Junior (PCO), Cleusa Rosane Ribas Ferreira (PV) e Sergio Fernando Moro (União).