REINALDO SILVA / reinaldo@diariodonoroeste.com.br
De 1º a 15 de agosto, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou 51,6 milímetros de chuva em Paranavaí. O volume acumulado não foi suficiente para a recuperação do Ribeirão Arara, principal fonte de captação de água para o abastecimento da cidade.
Para ontem (16) eram esperados 13 milímetros. A precipitação deverá ser mais volumosa nesta quarta-feira (17), podendo chegar a 21,6 milímetros. De acordo com o Simepar, a previsão para amanhã (18) é de chuva ainda mais intensa, chegando perto dos 45 milímetros.
Apesar dos prognósticos, o chefe regional da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Heterley Ubaldo, avalia que é preciso chover mais e com maior frequência até que o nível de água do Ribeirão Arara se normalize.
Recentemente, a estiagem atingiu índices preocupantes. Para se ter uma ideia, em julho de 2021 a precipitação acumulada em Paranavaí foi de 61,33 milímetros. No mesmo período deste ano, apenas 2,4 milímetros. Por causa da seca, o Ribeirão Arara fechou o mês com o equivalente a 45% a menos do que o volume normal.
O Sumário Climático da Sanepar indica que até a metade da primavera o cenário em Paranavaí, da mesma forma que no restante do Paraná, será marcado por ocorrências de chuvas abaixo da médica, com probabilidade de precipitações irregulares. Os períodos de estiagem deverão ser constantes.
A primavera começará no dia 22 de setembro. Seguindo as projeções do Sumário Climático da Sanepar, a regularidade das chuvas só seria restabelecida a partir de novembro deste ano. Por isso, a palavra de ordem ainda é economizar.
Heterley Ubaldo insiste que os moradores adotem práticas de consumo racional e evitem o desperdício. Pede que não utilizem água da mangueira para varrer quintais e calçadas, quando o recomendado é fazer a remoção da sujeira com a vassoura e, só então, caso seja necessário, jogar água, preferencialmente com balde.
Outras dicas para o dia a dia ajudam a manter a economia, por exemplo, reduzir o tempo do banho, manter a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba, ensaboar toda a louça de uma só vez e depois enxaguar.
Enquanto isso, Ubaldo garante que a Sanepar segue fazendo investimentos para garantir o funcionamento das redes de captação e distribuição de água em Paranavaí. Até agora, não houve registro de desabastecimento na cidade.