Quando o cenário brasileiro de cargos e seus respectivos gêneros é avaliado, entendemos como o mercado de trabalho em posições elevadas ainda é predominantemente masculino, mesmo com todas as expertises femininas. Segundo pesquisa realizada pela Assetz & Insper, apenas 11% dos cargos de CFO no Brasil são ocupados por mulheres.
Agora, imagine este cenário 27 anos atrás, em 1995, quando a empresária Nilva Amália Pasetto recebeu o Prêmio Equilibrista do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR), sendo a primeira mulher do Paraná a ser prestigiada com a homenagem. “Naquela época, a escolha do premiado era diferente, os profissionais precisavam ser indicados por outros nomes do mercado. Era preciso ter uma carreira reconhecida por colegas e com grandes realizações”, relembra Nilva. Na ocasião, a CFO trabalhava na Interagro, uma empresa que fundou com outros colegas, na área de commodities agrícolas. Ela liderava uma equipe de mais de 500 funcionários e teve um desafio no setor financeiro: aumentar o capital de giro e diminuir a inadimplência dos clientes.
Foi com esse obstáculo concluído, que Nilva conquistou o Prêmio Equilibrista de 1995. “Depois de melhorar a saúde da empresa, diminuindo o índice de inadimplência e conquistando meios para aumentar o capital de giro, o prêmio foi entregue para reconhecer o esforço e a dedicação e mostrar que eu estava no caminho certo”, acrescenta. Com a premiação do IBEF-PR muitas portas se abriram para a executiva, como outras premiações e novas oportunidades de empreendedorismo. Hoje, Nilva é sócia-conselheira da Marmo Contabilidade, na qual se tornou sócia há 30 anos, após receber a homenagem.
Depois de Nilva, outras quatro mulheres receberam o Prêmio Equilibrista: Neuri Amabile Frigotto Pereira, em 1998; Maria Carolina Zani, em 2002; Edneia Martins, em 2013; e Milena Seabra, em 2019. A última vencedora do troféu, considerado o “Oscar da área financeira” pelos executivos, conquistou a homenagem pelo trabalho realizado na transformação organizacional e de estratégia da área financeira para comportar as mudanças digitais da Gazeta do Povo, veículo do grupo GRPCOM, do qual Milena fazia parte. “Ser uma Equilibrista foi um grande marco na minha carreira. É um prêmio tradicional no mercado que mostra o valor gerado pelo nosso trabalho que é feito efetivamente dentro das empresas”, destaca a executiva.
Além do Prêmio Equilibrista, o IBEF-PR, há quatro edições, reconhece profissionais que não são head de finanças, mas possuem cases importantes para o mercado, instituindo o Prêmio Revelação. Em 2021, Carla Eisele recebeu a honraria. A profissional está na Lar Cooperativa há
seis anos e foi indicada como profissional revelação pelas estratégias implantadas no setor, como as ações de capacitação, workshops, criação de comitês e reestruturação do sistema de análise de crédito. Os resultados trouxeram mais segurança e agilidade na concessão de crédito aos associados, a diminuição da inadimplência e a disseminação da cultura do crédito. “Muitas vezes ficamos inseguras com o nosso trabalho, pois vivemos em um meio majoritariamente masculino, mas precisamos acreditar no nosso potencial”, declara Carla.
Tanto para Nilva, em 1995, como para Milena e Carla, mais recentemente, o principal fator que contribuiu para a conquista dos prêmios foi a coragem. “Precisamos acreditar no nosso trabalho, entender a importância dele para a geração de valor da empresa, e arriscar”, aconselha Milena.
Equilibrista 2022 – Neste ano, o Prêmio Equilibrista acontece no dia 27 de outubro. Os profissionais interessados em concorrer ao prêmio Equilibrista devem inscrever seus cases até o dia 31 de agosto, no site do IBEF-PR, detalhando os projetos e as ações implementadas, as mudanças de processos e a mensuração dos resultados alcançados. Para concorrer ao Prêmio Equilibrista é preciso ser o head de Finanças na empresa onde trabalha e estar alocado no Paraná. Assim como para os cases para a categoria Revelação, que devem ser inscritos no site do Instituto, até 31 de agosto, defendendo seu projeto e mensurando os resultados.
Neste ano, o evento já conta com o patrocínio de AllStrategy, Gaia, Silva e Gaede Advogados, PwC Brasil, Valore Elbrus, Banco Safra, KPMG, Supplier e Grant Thornton. Além da Gazeta do Povo como media partner.