Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CARROS DE APLICATIVOS

Projeto autoriza a circulação de veículos fabricados há 12 anos

Nesta semana, os vereadores aprovaram, em segunda discussão, o Projeto de Lei n.º 85/2022, que permite a circulação de veículos de aplicativos com até doze anos de fabricação.

A proposição de autoria da vereadora, professora Cida Gonçalves, altera o inciso VII do artigo 4º, da Lei Municipal n.º 4.755/2019, que limitava a idade dos carros em apenas seis anos. “Ocorre que hoje, devido à alta dos preços em geral, eles possuem valores estratosféricos, sendo inviável a aquisição ou troca”, contrapôs Cida.

Conforme o texto, mesmo com o dobro do tempo já estipulado, os veículos deverão estar em boas condições de uso, possuir equipamento suplementar de retenção (airbag), e também, estarem identificados com o nome da Provedora de Redes de Compartilhamento a que estiverem vinculados em documento, nos termos estabelecidos pelo Poder Executivo Municipal.

Para Gonçalves, a lei em questão, publicada em 2019 e alterada em 2020, protagonizou tratamento rigoroso no que se refere à idade dos automóveis. “Há três anos, ainda não havia esta crise econômica global, gerada pela pandemia da Covid-19 e que trouxe grandes incertezas à nossa população”, lembrou.

Oportunidade – “Com o desemprego em níveis elevados e a alta da inflação, o que encareceu a maioria dos itens básicos na casa e na mesa dos brasileiros, muitas famílias têm buscado uma segunda fonte de renda, dentre as alternativas, ser motorista de aplicativo tem sido uma grande saída”, destacou a parlamentar.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, e apuradas pela Agência Brasil, existem aproximadamente 1,5 milhão de pessoas que trabalham com transporte de passageiros e entrega de mercadorias. A maioria, 61,2%, é de motoristas de aplicativos ou taxistas, 20,9% de entrega de mercadorias em motocicletas e 14,4%, mototaxistas.

De acordo com dados de 2021, são 945 mil motoristas de aplicativo e taxistas, 322 mil motociclistas que realizam entregas, 222 mil mototaxistas e 55 mil trabalhadores que utilizam outro meio de transporte para entregar produtos.

(Assessoria Câmara)

Compartilhe: