Aleksa Marques / Da Redação
Entre os dias 4 e 7 de setembro acontece em Maringá a Copa Brasil de Kickboxing que reunirá atletas do Brasil inteiro. O objetivo do evento é selecionar os melhores competidores da modalidade para o Campeonato Panamericano 2022.
E o lutador de Paranavaí Thiago Fael irá competir. Ele treina desde 2013 e começou no mundo das artes marciais na Escola Ayrton Senna da Silva (CAIC). Desde então, pratica modalidades como jiu-jitsu, kickboxing, muay thai e o próprio boxe, além de ensinar.
Thiago luta profissionalmente desde 2014 e já coleciona três títulos em seu registro profissional. Ano passado ele foi campeão paranaense de kickboxing, em abril deste ano foi campeão do Spartans K1 em duas categorias e, o mais recente, foi o troféu no MMA profissional em julho.
No domingo (4) ele embarca para a cidade de Maringá para a pesagem oficial da Copa. Na segunda (5) os embates se iniciam. Thiago lembra que os amigos e familiares acompanham de perto o trabalho realizado por ele para o pagamento de taxas de inscrição e passagens. “Nem todos os competidores têm o suporte necessário como o bolsa-atleta. As pessoas acham que eu ganho dinheiro com a luta, mas ainda não. Busco patrocínios, vendo rifas, preciso ‘dar meus pulos’”, explica.
E não só da luta vive Thiago. Ele trabalha em outra atividade, tem uma filha de 5 anos e a namorada para dividir a atenção com os treinos. “Esse mês será uma correria, pois luto no início, no meio e no fim de setembro. Tenho que me virar em 10”, brinca.
Expectativa – Thiago se diz tranquilo para a Copa, pronto para dar o seu melhor e buscar a classificação para o Panamericano de kickboxing. “Uma certeza que tenho é que com a ajuda do Wellington nos treinos vou conseguir desenvolver mais nas lutas e melhorar muito meu jogo de luta em pé”, completou.
Ele conta com a ajuda de Wellington Silva, que é parceiro de treinamento e de grupo. O objetivo é que ele consiga uma vaga no boxe profissional no próximo ano também. O nome da equipe de Thiago é The Fael Brothers.
Além do foco nas competições, Thiago irá iniciar um projeto gratuito aberto à comunidade na próxima semana. Toda terça e quinta das 19h às 20h no Noroestão ele dará aulas de boxe para quem tiver interesse. “Vou prestar esse serviço para a população da cidade.”