(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

COPA-ESTÁDIOS

Estádio Ahmad Bin Ali, ‘casa’ de brasileiros, é à beira do deserto no Qatar

DA UOL-FOLHAPRESS

O Estádio Ahmad Bin Ali é o palco da estreia da Bélgica na Copa do Mundo do Qatar. Algozes da seleção brasileira na Rússia há quatro anos, os belgas enfrentam o Canadá no dia 23 de novembro, às 16h (de Brasília). Este jogo é um dos oito previstos para o estádio, incluindo um válido pelas oitavas de final e outro pelas quartas.

O Ahmad Bin Ali fica na cidade de Al Rayyan, que faz divisa com a capital Doha e é chamada de “porta de entrada do deserto” porque boa parte do seu território é formada por desertos. Muitos passeios são oferecidos entre desertos, vilas isoladas, cavernas e outras maravilhas naturais.

O design do estádio faz referência a isso, inclusive. Ele tem a fachada ondulada, com armação em forma de dunas de areia e uma espécie de rede em volta que dá um aspecto de tecido rendado na frente da estrutura brilhante. Isso chama atenção principalmente em jogos à noite. Não à toa, todos os jogos por lá serão a partir do fim da tarde. Segundo os arquitetos, é a incorporação de símbolos da cultura do Qatar.

O estádio Ahmad Bin Ali é um dos poucos da Copa do Mundo que não corre o risco de virar elefante branco. Ele foi construído no mesmo terreno de um estádio que já existia e recebia jogos do Al Rayyan Sports Club até começar a ser demolido por causa do Mundial, em 2014. O clube foi a casa de vários brasileiros ao longo dos últimos anos, como Nilmar, Ricardinho, Aloísio Chulapa, Roque Júnior e o técnico Paulo Autuori.

As cadeiras do estádio são coloridas em vermelho e preto, as cores do time. Num dos setores de arquibancada há o desenho de um leão, que é o mascote.

A inauguração do novo estádio rolou na final da Copa do Emir de 2020 com dois brasileiros em campo pelo Al Sadd: Rodrigo Tabata, ex-Goiás e Santos, e Guilherme, ex-Portuguesa e Corinthians. O Ahmad Bin Ali também foi sede do Mundial de Clubes de 2020. O Palmeiras terminou em quarto lugar e não chegou a jogar no estádio.

FICHA TÉCNICA

Nome: Estádio Ahmad Bin Ali;

Local: Al Rayyan;

Distância do centro de Doha: 22 km;

Jogos que vai receber:

21/11, 16h – Estados Unidos x País de Gales

23/11, 16h – Bélgica x Canadá

25/11, 13h – País de Gales x Irã

27/11, 13h – Japão x Costa Rica

29/11, 16h – País de Gales x Inglaterra

1/12, 12h – Croácia x Bélgica

4/12, 16h – Oitavas de final (1ºC x 2ºD)

10/12, 12h – Quartas de final

Capacidade na Copa: 40 mil;

Capacidade pós-Copa: 20 mil;

Inauguração: 18 de dezembro de 2020;

Design: fachada ondulada e estruturas externas têm forma de dunas de areia, referência ao deserto. Al Rayyan é chamada no país de “a porta de entrada para o deserto”.

Compartilhe: