Agosto é o mês nacional de Conscientização de Combate à Violência Contra a Mulher. A Secretaria de Assistência Social de Amaporã, juntamente com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – mobilizou nesta última semana do mês as mulheres atendidas pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) sobre as várias formas de violências contra a mulher.
A psicóloga Alessandra Monteiro ministrou a palestra de maneira bem clara e expositiva. De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a violência contra a mulher vai além da agressão física. Além deste tipo de violência, a Lei Maria da Penha classifica os abusos nas categorias: patrimonial, sexual, moral e psicológica.
Pouca gente sabe, mas comportamentos como expor a vida íntima, xingar, humilhar, atirar objetos, forçar atos sexuais, controlar dinheiro, guardar documentos ou fazer a mulher pensar que está com problemas mentais são formas de violência. E, portanto, devem ser combatidas.
“Nossa noite também contou com a entrega de lembrancinhas e apresentação do Coral Recordar é Viver, com bela canção coordenada pelos oficineiros Rogério e Rosângela. Agradecemos a presença de todos os envolvidos e, em especial, a secretária Nelia Lemos”, declarou o prefeito de Amaporã Mauro Lemos.
E Lembre-se: Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, basta ligar para o número 180. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas. A denúncia pode ser feita também na delegacia da cidade ou pelo número 190, da Policia Militar.