Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Edvaldo Isidoro Vieira fala da importância da parceria entre a PM e a comunidade Foto: Ivan Fuquini

SEGURANÇA PÚBLICA

Comandante do 8º BPM incentiva moradores: denunciem crimes e movimentações suspeitas

REINALDO SILVA / reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Promovido a tenente-coronel, Edvaldo Isidoro Vieira deixou Cornélio Procópio e assumiu o comando do 8º Batalhão de Polícia Militar de Paranavaí. A solenidade de passagem foi na noite de 30 de agosto e reuniu lideranças e autoridades de toda a região. Ontem (8), ele concedeu entrevista coletiva à empresa e assumiu o compromisso de manter a ordem pública e aperfeiçoar o trabalho feito nos últimos anos pelo comandante anterior, o tenente-coronel Jefferson Luiz de Souza.

O objetivo da missão é reduzir os índices de criminalidade. Uma das estratégias citadas pelo tenente-coronel é reforçar o policiamento na região central da cidade a partir das 17h e, assim, prevenir furtos e roubos no horário de fechamento do comércio.

O novo comandante do 8º BPM demonstrou preocupação com o tráfico de drogas e disse que o trabalho de inteligência da Polícia Militar é eficiente. Também pediu apoio da comunidade: “Se perceber um vizinho com movimentação estranha nas residências, ligue”. É possível entrar em contato pelos números 190 e 181.

De acordo com o tenente-coronel Edvaldo, a participação da comunidade enquanto agente de observação e informação para a PM é fundamental. Um exemplo vem de Presidente Castelo Branco: na quarta-feira (7), o morador percebeu que havia um veículo com duas pessoas dentro, considerou a situação suspeita, mas não entrou em contato com a polícia. Mais tarde, os ocupantes do carro praticaram roubo – que poderia ser evitado se a PM fosse informada.

Ainda sobre a rede de apoio, o comandante pretende estreitar cada vez mais os laços com entidades civis que atuam na área de segurança. Da mesma forma, quer manter o trabalho conjunto com outras forças policiais.

A respeito dos constantes casos de furtos em propriedades rurais, que incluem fiação, equipamentos e até animais, há duas equipes da Patrulha Rural fazendo o trabalho preventivo. “É um trabalho científico. Utilizamos o BI [sigla em inglês para o sistema Business Intelligence] para fazer a análise criminal. O programa localiza os pontos mais drásticos para a Patrulha Rural fazer as abordagens.”

O tenente-coronel Edvaldo reconheceu que há uma importante defasagem no efetivo policial e considerou que a escola de soldados poderá suprir essa demanda. O 8º BPM atua em 22 municípios do Noroeste do Paraná e atende aproximadamente 230 mil habitantes.

O comandante afirmou que está estudando a performance dos policiais militares da região, conhecendo as características da equipe e de cada município. Assim, poderá definir metas e ações a serem colocadas em prática em favor da segurança pública.

Edvaldo Isidoro Vieira nasceu em Londrina, tem 49 anos de idade, é casado e tem dois filhos. O currículo acadêmico inclui os cursos de Formação de Oficiais pela Academia Policial Militar do Paraná (1992-94) e História pela Universidade Estadual de Londrina (1999-2003). Tem mais de 10 cursos de especialização militar e pós-graduação.

Já atuou no 2º BPM de Jacarezinho, no 18º BPM de Cornélio Procópio, na 3ª Companhia de Assaí, no 2º Comando Regional de Londrina, no 5º BPM e no 3º Colégio da Polícia Militar de Cornélio Procópio.

Compartilhe: