O prefeito de São João do Caiuá, Stefan Pauka, sancionou a lei que garante o aumento do piso salarial dos professores da rede municipal. Também foi aprovado o plano de cargos e carreira da classe. O reajuste médio de 42% será aplicado imediatamente, com aplicação no pagamento deste mês.
“Foi uma luta muito grande. O empenho da secretária de Educação Alice Mara de Oliveira Silva e de sua equipe foi fundamental para essa conquista. O aumento médio dos salários ficou bem acima do concedido pelo presidente Jair Bolsonaro que foi de 33,24%”, observou o prefeito.
Ele destacou que quando assumiu o mandato, “São João do Caiuá tinha um dos piores salários de professores do Paraná, teve uma matéria vinculada no jornal Gazeta do Povo em 2018 que nosso município se encontrava como 10° pior salário do Estado”.
O desafio do prefeito era mudar o que classificou de triste realidade. “Adquirimos notebooks para todos os professores da rede municipal, tablets e mesas pedagógicas digitais para os alunos”, disse Pauka. E complementou apontando investimentos em reformas e ampliações. “Tudo isso contabiliza mais de R$ 2,5 milhões de recursos próprios investido na educação em menos de dois anos de mandato.”
Sobre o reajuste salarial, Pauka informou que representará aproximadamente R$ 1 milhão por ano para os cofres públicos municipais, dinheiro que será injetado na economia local, beneficiando o comércio e as empresas prestadoras de serviços.
A respeito do plano de carreira, o prefeito lembrou que o último foi concedido há mais de 10 anos, pelo então prefeito Cláudio Pauka, seu pai. “Neste ato, corrigimos injustiças causadas pela gestão anterior.”