REINALDO SILVA / reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A preparação dos presidentes de mesa, mesários e secretários que atuarão nas eleições deste ano já começou. Os treinamentos ocorrem em diferentes formatos, utilizando plataformas digitais e oficinas presenciais, com aulas teóricas e práticas.
Durante esta semana, os 225 presidentes de mesa dos municípios que compõem a Comarca (Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí e Tamboara) estão divididos em turmas, para aprender todo o fluxo de votação, o funcionamento das urnas eletrônicas, o sistema de identificação biométrica e como devem proceder diante de situações adversas. São dois grupos a cada dia, deste ontem até quinta-feira. Eles também deverão fazer o curso a distância disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
No caso dos 900 mesários, a preparação é feita de maneira totalmente online, através de um aplicativo digital. Cada pessoa recebe uma chave para acessar o material e obter as informações necessárias para o dia de votação.
Chefe de cartório da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Alethéia Barros Aparício explicou que neste ano as eleições acontecerão de forma híbrida em todo o Brasil: parte dos eleitores, a maioria, será habilitada para votar através do reconhecimento biométrico, o restante, exclusivamente pelo título de eleitor. Em todos os casos, é necessário portar um documento oficial com foto.
Por causa da pandemia de Covid-19, o pleito de 2020 não contou com o sistema de biometria. Agora, dois anos depois, voltará a ser utilizado para todas as pessoas que validaram o cadastro em 2017. Os eleitores que fizeram a primeira matrícula de lá para cá e os que não atualizaram o banco de dados digitais serão identificados normalmente.
Neste ano, cada eleitor votará para definir cinco cargos, nesta ordem: deputado federal, deputado estadual, senador, governador (e vice) e presidente (e vice). Em possíveis casos de segundo turno, serão apenas dois: governador e presidente.
Por causa da grande quantidade de candidatos, a expectativa é que haja filas nas principais seções eleitorais, especialmente no período da manhã, quando a procura pelas urnas eletrônicas costuma ser maior. O período de votação começa às 8h e termina às 17. O primeiro turno será no dia 2 de outubro; se houver segundo turno, no dia 30 de outubro.
A 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí tem 225 sessões eleitorais, sendo 193 em Paranavaí, 14 em Tamboara, 13 em Amaporã e cinco em Nova Aliança do Ivaí. Os quatro municípios reúnem 73.543 eleitores aptos para o pleito deste ano, assim distribuídos: 64.053 em Paranavaí, 4.087 em Tamboara, 3.956 em Amaporã e 1.447 em Nova Aliança do Ivaí.