Com o calor, que já vem chegando em toda a Costa Noroeste do Paraná, o número de veranistas aumenta. E para que não haja ocorrências que envolvam principalmente afogamentos, o Corpo de Bombeiros já começou com o trabalho nos feriados.
Só para ter uma ideia da importância do trabalho dos bombeiros e guarda-vidas civis, foram realizadas 88 orientações nas praias de Porto Rico, Porto São José (Distrito de São Pedro do Paraná) e Marilena, áreas cobertas pelo Corpo de Bombeiros, em Paranavaí. Também foram realizadas 33 advertências a banhistas.
Apesar do sol, a água continua gelada, o que tem feito com que os adultos evitem entrar nos rios. Já as crianças não se importam com a temperatura da água, e os cuidados e atenção devem ser constantes.
O tenente do Corpo de Bombeiros, em Paranavaí, Victor Kamei, fez algumas observações que devem ser seguidas pelos veranistas que frequentam as praias dos Rios Paraná e Paranapanema, entre elas, a não ingestão de bebidas alcoólicas.
“Independentemente das condições climáticas ou da água estar gelada, a orientação é que as pessoas que estejam nas embarcações utilizem os coletes salva-vidas e não ingeriam bebidas alcoólicas, o que altera a percepção do banhista que pode pular em locais fundos que não dão pé, os rios têm correntezas e podem causar afogamentos e infelizmente óbitos”, destacou o tenente bombeiro.
Outra orientação é que os veranistas sempre se banhem em locais cobertos por equipes dos bombeiros e guarda-vidas civis. “O aconselhável é tomar banhos em locais monitorados por nossas equipes, e sempre respeitar as orientações. Água no umbigo, sinal de perigo,” finalizou Kamei.
Estão programadas, antes da Operação Verão, mais três operações; uma no feriado de 12 de outubro (feriado da Padroeira do Brasil), outra em 2 de novembro (Finados) e em15 de novembro (Proclamação da República). A Operação Verão está programada para o início na primeira quinzena de dezembro e deve terminar após o carnaval de 2023.